Notícias

13/08/2019

Novo vigário paroquial da paróquia Santo Inácio de Loyola

           “O sacerdote douto é estimado; o sacerdote poderoso é temido, o sacerdote que sabe falar é ouvido, mas só o sacerdote que tem muita caridade é amado”.

                                                                                                 Bem-aventurado Tiago Alberione

 

            Na manhã do Dia do Senhor, dia 11 de agosto, 19º Domingo do Tempo Comum, na Celebração Eucarística das 9h30, o Pe. Claudiano Avelino dos Santos, Provincial dos Padres e Irmãos Paulinos, apresentou o novo Vigário Paroquial da Paróquia Santo Inácio de Loyola, Pe. Antônio Lúcio, sacerdote paulino. A Santa Missa foi concelebrada pelos paulinos: Pe. Luiz Miguel Duarte, Pe. Lúcio e Pe. Mário Pizetta (Pároco da Paróquia).

            Pe. Lúcio ingressou na Congregação dos Paulinos no dia 18 de janeiro de 1983, na Comunidade de Campinas (SP). Emitiu a Primeira Profissão Religiosa no dia 09 de fevereiro de 1986. Recebeu os Ministérios de Leitor e Acólito no dia 13 de abril de 1991. Emitiu a Profissão Religiosa Perpétua na Pia Sociedade de São Paulo no dia 19 de maio de 1991, Solenidade de Pentecostes. Foi ordenado Diácono pela imposição das mãos de Dom Francisco Manuel Vieira, Bispo de Osasco (SP), no dia 18 de agosto de 1991, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Finalmente, com a graça de Deus, foi ordenado Presbítero através da oração consecratória e imposição das mãos Dom Luiz Mancilha Vilela, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES) – atualmente Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Vitória (ES), no dia 14 de dezembro de 1991. Presidiu sua Primeira Missa no dia 15 de dezembro de 1991 na Paróquia Nossa Senhora da Penha de Castelo (ES). De 1996 até 1998 residiu em Madri (Espanha) cursando o Mestrado em Teologia Espiritual (Espiritualidade) na Universidad Pontificia Comillas.

Sua vida sacerdotal foi sempre muito dinâmica e ativa. Nestes quase 28 anos de sacerdócio – dedicou o seu tempo, as suas energias, a sua juventude e a sua vida – na formação dos Seminaristas Paulinos em suas várias etapas formativas (foram 26 anos) e como Superior de Comunidades (foram 20 anos). Também colaborou com a Editora PAULUS na publicação de material devocional, especialmente as novenas. De 2000 a 2006 redigiu e apresentou um programa na Rede PAULUS Sat – A Rádio da Família (depois, Rede América), intitulado “Palavra Amiga do Pe. Antônio Lúcio”. O programa tinha por objetivo a doação de cadeiras de rodas. De 2004 a 2006 apresentou também o programa “O Santo do Dia”. De 2009 a 2014 coordenou o Departamento de Minimídia da Editora PAULUS. No dia 15 de abril de 2014 foi nomeado pelo então Superior Geral, Pe. Sílvio Sassi, Delegado Provincial para os Institutos Paulinos de Vida Secular Consagrada Jesus Sacerdote e Santa Família agregados à Sociedade de São Paulo, por um período de seis anos (2014 – 2020). Desde fevereiro de 2015 colabora com a gravação de programas na Rádio Web PAULUS. Em maio de 2015 foi eleito Conselheiro Provincial dos Paulinos do Brasil no XIV Capítulo Provincial Programático (19 a 22 de maio) e nomeado Coordenador de Animação Vocacional e Formação da Província dos Paulinos do Brasil. Em 2016 celebrou seu Jubileu de Prata de Ordenação Presbiteral.

Pe. Antonio Lúcio, novo vigário paroquial.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, superior provincial dos Paulinos do Brasil.

Rezemos pelo Pe. Lúcio para que seu apostolado na Paróquia Santo Inácio seja frutífero e ele continue realizando, com alegria, esta nova missão a ele confiada.