Notícias

24/08/2020

Primeira Profissão Religiosa de Manoel Gomes

Por Serviço de Animação Vocacional

Na tarde do domingo do dia 24 de agosto, dia do Senhor, na Paróquia Santo Inácio de Loyola (em São Paulo–SP), aconteceu a Celebração Eucarística da Primeira Profissão Religiosa de Manoel Gomes Filho, natural de Calçado (PE). Presidida pelo superior provincial dos Paulinos no Brasil, Pe. Claudiano Avelino dos Santos, concelebrada por diversos padres. Com a participação da irmã do professando, alguns amigos e membros da Família Paulina, devido ao contexto da Pandemia.

Das leituras – próprias da Profissão Religiosa – lidas na missa o Padre Claudiano elencou alguns pontos importantes para caminhada do professando e de todos os pressentes na celebração: 1) O real sentido da “perfeição evangélica” da Vida Religiosa Consagrada como uma entrega “completa” da própria vida a Deus e aos irmãos, até o fim da vida; 2) A fé de Abraão e a importância de vivermos uma fé concreta em tempos tão difíceis como os de agora; 3) A vivência do amor na vida comunitária, que é um dos pontos fundamentais da Vida Paulina, como está expresso no artigo 15 das Constituições. O superior provincial durante sua homilia agradeceu também o sim generoso de Manoel a Deus e a Igreja na Congregação dos Paulinos, bem como sua opção por professar os votos em terras brasileiras, podendo ter professado na Itália.

Após a homilia, seguiu-se a invocação da graça divina, profissão dos votos e assinaturas das testemunhas e do professo, seguidas de um caloroso abraço do Provincial em nome de todos os Paulinos, demonstrando a acolhida dos Paulinos na congregação como membro professo.

Antes da bênção final foi lida a mensagem do Superior Geral, Pe. Valdir José de Castro a Manoel por ocasião de sua Primeira Profissão. Em seguida Manoel fez seus agradecimentos, emocionado e feliz por estar novamente no Brasil, agradecendo a todos os que colaboraram para realização da celebração e, sobretudo, aos seus formadores e superiores de comunidade que lhe acompanharam durante o professo formativo, o Pe. Zolferino Tonon, no apostolado e a amizade e presença do Pe. Claudiano em seu ingresso e retorno a Sociedade de São Paulo.

Manoel conheceu os paulinos depois que sua sobrinha Alice, companheira e confidente, ingressou na congregação das irmãs paulinas. Ingressou nos Paulinos no dia 21 de janeiro de 2012 na comunidade de Campinas, tendo como formador o Irmão Alexandre Carvalho e como superior o padre Luiz Miguel Duarte. No ano seguinte, passou a morar em São Paulo, com o padre Valdecir Pereira Uveda como formador e o padre Antônio Iraildo como superior. Depois disso, por três anos teve novamente como formador o Irmão Alexandre Carvalho, que o acompanharia até o final do postulantado. No dia 20 de agosto de 2019 ingressou no noviciado internacional paulino na comunidade de Albano Laziale, Itália, tendo como mestre Pe. Tarcisio Cesarato. Pôde, então, conhecer mais profundamente o carisma e a história da congregação. E no memorável 23 de agosto, emitiu seus primeiros fotos de Pobreza, Castidade, Obediência e fidelidade ao Sumo Pontífice no exercício do Apostolado Paulino.

Ao Divino Mestre, Caminho, Verdade e Vida, Senhor da Messe e Pastor do rebanho, bendizemos e glorificamos pelo dom da vocação de Manoel e pedimos a nossa Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos a proteção em sua jornada de religioso Paulino, para que ele possa dizer como nosso pai São Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (2Tim 4,7) e juntamente com os Bem-Aventurados Alberione e Giaccardo mereça a coroa dos apóstolos fiéis da comunicação.

 

 

, , , , , ,