Notícias

08/11/2021

Roma: Um dia histórico – O Bem-aventurado Tiago Alberione entre o povo de Deus

Por Pe. Vito Spagnolo SSP (Tradução do italiano: Pe. Antônio da Silva SSP)

Três dias intensos, caracterizados pela transferência da urna do Bem-aventurado Tiago Alberione, da Subcripta à igreja superior do nosso Santuário, onde a Família Paulina, juntamente com a paróquia Rainha dos Apóstolos, se reuniu ao redor de nosso Fundador. Um dia histórico, portanto, vividos nas proximidades do 50º aniversário da morte do Primeiro Mestre e do encerramento do Ano Bíblico da Família Paulina.

Tudo teve início na manhã de sábado 30 de outubro, quando a urna do Primeiro Mestre foi retirada da estrutura em madeira que a continha desde o dia da beatificação, em 27 de abril de 2003, e colocada ao centro da Subcripta.

No dia seguinte, domingo 31 de outubro, Solenidade de Jesus Mestre, as comunidades da região de Roma puderam celebrar a Eucaristia pela última vez, na Subcripta, à presença do Fundador. Como Casa generalícia e comunidade Cônego Chiesa nos reunimos à tarde para agradecer ao Mestre Divino por nos ter dado em Padre Alberione um pai fecundo de iniciativas e de filhos e filhas presentes no mundo inteiro, dedicados à evangelização na cultura da comunicação.

Esta celebração foi enriquecida também pela presença do relicário que contém a relíquia insigne do Primeiro Mestre, preparado expressamente pela irmã Agar Loche pddm para este 50° aniversário, e que a partir de 2 até 23 de novembro estará em peregrinação nas várias comunidades da Família Paulina de Roma e arredores. No final da peregrinação, o relicário será colocado onde até agora estava a urna na Subcripta.

O Superior geral, que presidiu a Celebração eucarística, frisou que esta transferência é também uma resposta «ao apelo do atual magistério do Papa Francisco para “uma Igreja em saída”», de modo que também a urna de nosso Fundador «sai da Subcripta para estar mais próxima do povo de Deus». Padre Valdir disse também que a nova colocação deve nos lembrar que somente Jesus Mestre é Caminho, Verdade e Vida, que todos nós somos chamados à santidade, ou seja «viver unidos a Cristo», segundo a experiência de São Paulo, dando testemunho hoje da santidade paulina.

Dia 1° de novembro, Solenidade de Todos os Santos, foi o dia esperado por todos nós e também pela paróquia. Presidiu a Eucaristia o Vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma, o Card. Angelo De Donatis, alegre em partilhar com a Família Paulina este momento de festa e de comunhão eclesial. Suas calorosas palavras comentando a Escritura e a vida do Bem-aventurado permitiu-nos reler a figura de nosso Fundador como aquele que empreendeu seriamente o caminho da santidade, não somente para si mesmo mas para todo batizado, porque quando a vida está repleta do dom do Espírito, torna-se lugar apostólico para a santificação do povo de Deus.

Na homilia também acrescentou: «A pobreza oferecida por Jesus como bem-aventurança é um horizonte, uma condição favorável, uma espécie de “segredo de êxito”. Padre Alberione intuiu maravilhosamente isto ensinando que é preciso sempre iniciar do presépio, da pobreza de Belém… Padre Alberione queria que os seus fossem não somente editores, mas também escritores; não somente fazer conhecer a santidade dos outros, mas comunicar a própria. Este é o escopo: santificar e santificar-se por meio do apostolado da comunicação».

Antes do final da Celebração, o Superior geral convidou os presentes a rezar para que, pela intercessão do Padre Alberione, todos possam viver o Evangelho respondendo aos desafios da evangelização hoje.

O jantar partilhado com o Cardeal Angelo De Donatis foi também um momento de fraternidade e de festa, durante o qual manifestou com sua habitual simplicidade e paternidade que a amizade com a Família Paulina é um ponto que caracteriza sua vida desde seminarista, alimentada depois por muitos encontros pessoais.

A última etapa da transferência do Bem-aventurado Tiago Alberione teve lugar após o jantar, quando a urna foi posta definitivamente sob o altar de Jesus Mestre.

Foi um dia de graça, desde o qual todos agora estamos mais conscientes que a vida de nosso Fundador é um dom de Deus para a Igreja e um convite a viver também nós como apóstolos na cultura da comunicação.

Homilia do Card.  Angelo De Donatis (PDF): 20211101_Card_DeDonatis_omelia

Mensagem do Superior geral (PDF 3 línguas)

20211101_SupGen_Omnes_Traslazione don Alberione_eng

20211101_SupGen_Omnes_Traslazione don Alberione_esp

20211101_SupGen_Omnes_Traslazione don Alberione_ita