Notícias

30/06/2020

Solenidade de São Paulo Apóstolo Patrono da Família Paulina

Por Pe. Antonio Lúcio, ssp

Celebração Eucarística da Solenidade de São Paulo Apóstolo

Patrono da Família Paulina

Titular da Pia Sociedade de São Paulo (Padres e Irmãos Paulinos)

Titular da Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas)

 

                Na manhã do dia 30 de junho, na Comunidade Pe. Bernardo Bósio, em Campinas, às 7h., o Pe. Antônio Lúcio, mestre dos noviços, presidiu a Celebração Eucarística da Solenidade de São Paulo Apóstolo. Concelebrou o Pe. Luiz Miguel, superior delegado da Comunidade.

Em sua homilia, o Pe. Lúcio recordou que o “Pe. Tiago Alberione, ‘rezou muito antes de colocar as nossas Congregações  – e toda a Família Paulina fundada por ele – sob a proteção de São Paulo. Ele queria um santo que se destacasse em santidade e ao mesmo tempo fosse exemplo de apostolado’. O Fundador chega a afirmar que foi o próprio São Paulo quem desejou que a Família Paulina se pusesse sob o nome e o título de São Paulo: ‘Todos devem considerar só São Paulo Apóstolo como pai, mestre, modelo e fundador. Ele o é de fato. Por ele a Família Paulina nasceu; ele a alimentou e fê-la crescer; dele aprendeu o espírito’”.

 Pe. Tiago Alberione assumiu, por sua conta, nas mais diversas circunstâncias, quase a metade dos escritos de São Paulo. Em seus escritos e pronunciamentos à Família Paulina, sempre fazia referência ao Apóstolo. A palavra de São Paulo chegou a compenetrar o seu pensamento e o seu estilo de tal modo que, com notável espontaneidade, aparece na composição de todas as suas palestras e até das suas cartas particulares. Eis algumas citações das Cartas Paulinas que mais vezes cita Pe. Tiago Alberione a seus filhos e filhas espalhados pelos cinco continentes[1].

@ Citada 150 vezes: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. E esta vida que agora vivo, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20).

@ Citada 28 vezes: “Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fl 1,21).

@ Citada 35 vezes: “Humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,8).

@ Citada 24 vezes: “Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho, para que este seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29).

@ Citada 21 vezes: “Como poderão anunciar se ninguém for enviado? Como diz a Escritura: ‘Como são belos os pés daqueles que anunciam boas notícias!’” (Rm 10,15).

@ Citada 32 vezes: “Vigie a si mesmo e ao ensinamento, e seja perseverante. Desse modo você salvará a si mesmo e aos seus ouvintes” (1Tm 4,16).

@ Citada 28 vezes: “O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho” (1Cor 13,4).

@ Citada 27 vezes: “Aquilo que sou, eu o devo à graça de Deus; e sua graça dada a mim não foi estéril. Ao contrário: trabalhei mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo” (1Cor 15,10).

@ Citada 22 vezes: “Quer vocês comam, ou bebam, ou façam qualquer coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Cor 10,31).

@ Citada 27 vezes: “Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé” (2Tm 4,7).

@ Citada 25 vezes: “Meus filhos, sofro novamente como dores de parto, até que Cristo esteja formado em vocês” (Gl 4,19).

[1] João, ROATTA, São Paulo e a Família Paulina no Pensamento do Pe. Tiago Alberione, Edições Paulinas, São Paulo, 1977, pp. 30-31.