Notícias

16/10/2020

Tríduo para memória do Bem-aventurado Timóteo Giaccardo

Por Serviço de Animação Vocacional

Hoje iniciamos o tríduo em preparação a celebração da memória do primeiro sacerdote Paulino, Padre Giaccardo.

Timóteo Giaccardo nasceu em Narzole, Itália, a 13 de junho de 1896. Certa vez, ainda muito jovem, encontra-se com Padre Tiago Alberione. Encontro que marcou decididamente sua vida. A 4 de julho de 1917 ingressou nos Padres e Irmãos Paulinos, congregação recém-fundada por Padre Alberione, assumindo a responsabilidade de auxiliar na formação dos primeiros jovens. Foi ordenado pelo bispo de Alba, Itália, a 19 de outubro de 1919.

Giaccardo sempre fora entusiasta do apostolado dos meios de comunicação social, ao qual se dedicou com afinco. Ofereceu sua vida pela aprovação da congregação das Irmãs Discípulas. Foi o fundador da segunda casa dos Paulinos, em Roma, e braço direito do fundador. Como jornalista, colaborou em várias publicações e dirigiu quatro periódicos. O Senhor o chamou à vida eterna a 24 de janeiro de 1948, véspera da Festa da Conversão de São Paulo. O Bem-aventurado Padre Tiago Alberione afirmou certa vez que Timóteo era o “coração e a alma” da Família Paulina.

Oração pela glorificação do Bem-aventurado Timóteo Giaccardo

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, que concedeste ao bem-aventurado José Timóteo Giaccardo o dom de viver o Evangelho de forma heróica, buscando acima de tudo o reino de Deus, an alegria da castidade, pobreza e obediência, inteiramente dedicado à comunicação de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, nas pegadas de São Paulo e do Bem-Aventurado Tiago Alberione: vos peço para glorificá-lo concedendo-me esta graça…
Bem-aventurado Timóteo, confio na sua intercessão.  Amém.