Notícias

10/07/2019

XV Capítulo Provincial – comunicado 1

No dia 10 de julho de 2019, na comunidade da Vila Mariana, São Paulo, logo após dois dias de assembleia dos Paulinos do Brasil, iniciou-se o XV Capítulo Provincial Programático. A celebração Eucarística de abertura, às 7h da manhã, foi presidida pelo Superior Provincial, padre Claudiano Avelino dos Santos.

Os trabalhos iniciaram-se às 8h30, na Sala Capitular, com a invocação do Espírito Santo.  Em seguida, o Provincial procedeu a leitura dos artigos do Diretório referentes ao capítulo provincial e à apresentação dos Capitulares. Logo após, padre Valdir José de Castro, Superior Geral, dirigiu breves palavras aos Capitulares, recordando alguns pontos da Carta Programática, alertou sobre as possibilidades metodológicas do Capítulo e desejou bom êxito aos trabalhos que serão desenvolvidos nos próximos dias.

Em seguida, foram eleitos: padre Iraildo Alves de Brito, secretário; padre Valdecir Pereira Uveda, moderador, Frei Alexandre da Silva Carvalho, atuário e padre Sílvio de Oliveira Ribas, redator dos comunicados. Padre Sílvio e o clérigo Guilherme da Silva exercem a função de escrutinadores.

A segunda parte da manhã foi dedicada a apresentação do relatório sobre a formação por parte do padre Antônio Lúcio da Silva Lima, coordenador de pastoral vocacional e formação, e sobre o apostolado, por parte do padre Paulo Sérgio Bazaglia, diretor geral do apostolado. Após cada apresentação, os Capitulares puderam tirar dúvidas sobre as realidades da missão e formação em nossa província.

No período da tarde, os trabalhos foram retomados com a análise econômica da província, contando com a presença do padre Darci Luiz Marin, ecônomo provincial. Logo após, iniciaram os trabalhos de grupo em vista da redação do objetivo geral e da definição dos eixos prioritários. Concluindo o primeiro dia de trabalho, os capitulares reuniram-se para a oração das vésperas.

 

Pe. Sílvio Ribas
Redator dos comunicados