Jesus Mestre

Escolha uma das opções.

PACTO OU ALIANÇA COM JESUS MESTRE

UM PACTO COM DEUS: NOSSO SEGREDO DE ÊXITO NA MISSÃO

“Rezemos frequentemente o pacto ou segredo de êxito. Sintamo-lo! Somos insuficientes em tudo. Entretanto, temos de chegar a uma grande santidade, a, um apostolado abrangente; e temos de adquirir uma ciência suficiente fará formar em nós o espírito religioso e corresponder à formação que recebemos. Somos insuficientes em tudo, mas Jesus é tudo para nós! É o Caminho, é a Verdade e a Vida” (Exercícios, 1956),

INTRODUÇÃO

A missão da Família Paulina exige uma entrega total a Deus e aos homens. E nessa entrega, especialmente num momento grave e difícil da família, Pe. Alberione não encontrou melhor caminho do que este: vincular-se ao Divino Mestre, mediante uma aliança ou pacto de fidelidade. Com esse pacto, ele assume um compromisso com Jesus. E convida todos os membros da Família Paulina a fazê-lo também. Na certeza de que Deus estará conosco, se utilizarmos todos os meios ao nosso alcance, “só e sempre” pela salvação dos homens em Cristo. A resposta de Jesus Mestre não se fez esperar. Eis o testemunho, que ele registrou em seu Testamento Espiritual, de 1954, escrito em terceira pessoa: “Nos momentos de particulares dificuldades, revendo todo o seu comportamento, para ver se de sua parte pusera impedimentos à ação da graça, pareceu-lhe que o Divino Mestre queria confirmar o Instituto iniciado havia poucos anos. No sonho que teve logo a seguir, pareceu-lhe receber a resposta. De fato, Jesus Mestre dizia-lhe:

NÃO TEMAM: EU ESTOU COM VOCÊS. (nolite timere; ego vobiscum sum)

DAQUI QUERO ILUMINAR! (Ab bine illuminare volo)

TENHAM DOR DOS PECADOS. (cor poenitens tenete).

A expressão daqui saía do tabernáculo. E com tal força, que lhe deu a entender que dele, do Mestre, se há de receber toda a luz. Falei com o diretor espiritual, explicando-lhe como a figura do Mestre estava envolvida em luz. Ele respondeu-me: “Fique tranqüilo! Sonho ou não, o que lhe foi dito é santo. Faça disso um programa prático de vida e de orientação para você e para todos os membros”. Desde então, orientou-se cada vez mais para o tabernáculo e tudo fez a partir do tabernáculo. Eis como ele entendeu, no contexto daquelas circunstâncias, essas expressões:

a) Nada poderão nem os socialistas, nem os fascistas, nem o mundo, nem — num momento de pânico —as exigências dos credores, nem o naufrágio, nem satanás, nem as paixões, nem a insuficiência em tudo (…). Garantam-me, porém, que me deixarão ficar com vocês. Não me afastem com o pecado! Estou com vocês, ou seja, com a Família que eu quis, que alimento, da qual faço parte como Cabeça. Não hesitem! Embora as dificuldades possam ser muitas (…), que eu possa estar sempre com vocês! Não pequem!

b) Daqui quero iluminar, quer dizer, eu sou a luz e servir-me-ei de vocês para iluminar. Dou-lhes esta missão e quero que a desempenhem. A luz em que o Divino Mestre estava envolvido, a forca de sua voz nas palavras quero e daqui, a indicação prolongada com a mão para o tabernáculo, foram entendidas como um convite a buscar tudo ali, nele, o Mestre Divino, que vive no tabernáculo. Esta é a sua vontade. E da, então, ameaçada Família devia partir uma grande luz (…). Por isso, ele (Pé. Alberione) julgou que devia salvaguardar o sentido, forçando embora a expressão Ab bine. Entenda cada um que é e se transforma em transmissor de luz, alto-falante de Jesus, secretários dos evangelistas, de são Paulo, são Pedro (…). Tanto a caneta como o inteiro da máquina impressora desempenham uma única missão.

c) Tenham dor dos pecados significa o constante reconhecimento de nossos pecados, limites e defeitos. Em nossa vocação é preciso distinguir o que é de Deus e o que é nosso: a Deus, toda honra, a nós, o desprezo. Vem, por conseguinte, a oração da fé:

PACTO ou SEGREDO DE ÊXITO” (AD 151-158).

“Nesta oração:  a) Clarificamos a bondade de Deus pela nossa vocação especial (. . .). b) Confessamos nossa insuficiência em todo sentido (. . .). c) Fazemos um pacto com Jesus Mestre, obrigando-nos a buscar só e sempre a glória de Deus e a paz dos homens. Cristo obrigou-se, antecipadamente, a dar-nos tudo o que nos é necessário” (AFP, 90-91).

Jesus, nosso Mestre, aceitai o pacto que vos propomos, por meio de Maria, Rainha dos Apóstolos, e de nosso Pai, são Paulo. Vós nos chamastes para realizar vosso plano de salvação: alcançar o grau de santidade e de glória eterna, a que nos destinastes, — e a cumprir com fidelidade a missão de evangelizar os homens através da comunicação social. Constatamos, porém, nossa condição de fraqueza, ignorância, incapacidade e insuficiência em tudo: no espírito e na cultura, na missão e na pobreza. Vós, pelo contrário, sois:  o Caminho, a Verdade e a Vida, — a Ressurreição, — o nosso único e supremo Amor. Por isso, confiamos somente em vós, que dissestes: “Tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará”. De nossa parte, comprometemo-nos a procurar em tudo e de todo coração, na vida e na missão,  só e sempre,  a vossa glória e a paz dos homens. E contamos que nos dareis o vosso mesmo Espírito, vosso amor, a ciência, e os meios necessários para cumprir eficazmente nossa missão. Multiplicai, conforme vosso infinito amor e as exigências de nossa vocação especial, os frutos de nosso trabalho espiritual, do nosso estudo, do nosso apostolado e da nossa pobreza. Não duvidamos de vós, mas tememos nossa inconstância e insuficiência. Dignai-vos, pois, bom Mestre, acolher-nos com a mesma ternura que tivestes com o apóstolo Paulo, de modo que, seguindo fielmente este nosso Pai, enquanto peregrinamos por este mundo, possamos um dia partilhar de sua glória, no céu. Amém.

Invocações a Jesus Mestre

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé. Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola. Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas. Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero. Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor. Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus. Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós. Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós. Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor. Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo. Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante dos homens. Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.

Oração a Jesus Mestre

1. Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai, para ensinar aos homens a verdade que dá a vida. Sois a verdade incriada, o único Mestre. “Somente vós tendes palavras de vida eterna”. Nós vos louvamos e agradecemos, porque nos concedestes a luz da inteligência e da fé e nos chamastes à luz da glória. Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais por meio da Igreja. Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

2. Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com a vossa vida nos mostrais a mais alta perfeição, e nos convidais a seguir-vos nesta terra e no céu. Com simplicidade, queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

3. Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo, e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós

4. Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, vivo na Igreja, vosso Corpo Místico e sacramento universal de salvação. Nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da Igreja, na qual continuais a ser para nós o Caminho, a Verdade e a Vida. Nós vos pedimos por todos os que ainda não receberam o Evangelho, e pelos que não vivem integralmente a fé. Que todos tomem parte no diálogo de salvação com a Igreja; e a humanidade inteira realize a unidade na verdadeira fé, na mesma esperança e na caridade. Confirmai, cada vez mais, toda a Igreja na santidade. Assisti o papa e os bispos, santificai os sacerdotes, os religiosos e todo o povo de Deus! Senhor Jesus, o vosso desejo é também o nosso: “Que haja um só rebanho e um só Pastor”, a fim de podermos encontrar-nos todos reunidos, na Igreja gloriosa.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

5. Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos com os anjos que cantaram os motivos da vossa encarnação: “Glória a Deus e paz aos homens”. Nós vos louvamos e agradecemos porque nos chamastes a participar de vossa missão. Acendei em nosso coração o fogo que ardia em vós, para que saibamos doar inteiramente a vida ao serviço de Deus e dos irmãos. Dai-nos a plenitude do vosso Espírito. Vivei em nós, ó Jesus, para que possamos irradiar-vos com o testemunho de nossa vida, e com o apostolado da oração, do sofrimento e das comunicações sociais. Senhor, enviai bons operários para a vossa messe! Iluminai os que ensinam através da palavra falada e escrita, e através dos modernos meios de comunicação. Infundi neles o Espírito Santo. Preparai as pessoas para acolherem a sua mensagem. Vinde, Mestre e Senhor! Ensinai e reinai no mundo inteiro, por meio de Maria, nossa mãe, mestra e rainha.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.