Orações

Escolha uma das opções.

Oração a São Gabriel Arcanjo

Pai celeste, agradeço-vos por terdes enviado o arcanjo são Gabriel para anunciar a encarnação de vosso Filho e a redenção da humanidade. Maria acolheu com fé o anúncio, e o vosso Filho se fez carne e, morrendo na cruz, libertou todos os homens. Mas grande parte da humanidade não recebeu ainda a mensagem da salvação e vive nas trevas. São Gabriel, protetor dos meios de comunicação social, intercedei junto a Cristo, para que a Igreja possa, quanto antes, utilizar esses meios poderosos para anunciar o Evangelho. Que esses dons de Deus sirvam para a promoção cultural e espiritual dos povos e não sejam usados para o mal. Que todos acolham a mensagem de Jesus Cristo. São Gabriel, intercedei por nós e pelo apostolado das técnicas audiovisuais. Amém.

Oração a Santa Família

O Jesus, nós vos agradecemos pelo Instituto “Sagrada Família”, no qual encontramos, como esposos cristãos, um caminho de amor e salvação. Que em nossos lares floresçam as virtudes que animaram a vida da Família de Nazaré: a piedade, a obediência, a caridade, a honestidade de vida. Fazei que, contemplando esse divino Modelo possamos ser colaboradores generosos no plano de salvação de Deus, como o fostes vós: Jesus, José e Maria. E que em nossos filhos, que são nosso maior tesouro, possamos ver sempre refletido o vosso rosto, ó Jesus, de modo que os possamos guiar com amor, até que sejais formado plenamente neles. Amém.

Oração a São José

A vós, são José, recorremos em nossa tribulação e, depois de termos implorado o auxílio de vossa Santíssima Esposa, cheios de confian­ça, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, arden­temente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo con­quistou com o seu sangue e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó guarda previdente da Divina Família, o povo eleito de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste dos erros e dos vícios que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssi­mo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a santa Igreja contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso cons­tante patrocínio, a fim de que, a vosso exem­plo e sustentados com o vosso auxílio, possa­mos viver virtuosamente, piedosamente mor­rer e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.

Oração pelo Papa Francisco

Ó Jesus, Mestre e Pastor, olha com carinho para o Papa Francisco. Dá-lhe sabedoria para conduzir a Igreja segundo o Evangelho, e coragem para lidar com os desafios do mundo atual. Que este teu servidor seja para todos nós um pai amigo, aberto e generoso para acolher as angústias e as tristezas do povo, mas também suas esperanças de tempos melhores e vida mais digna. Concede sempre ao nosso Papa: fortaleza nas dificuldades, suficiente luz nas incertezas, conforto nas horas de solidão, e otimismo em todas as circunstâncias. Abençoa, Senhor, o Papa Francisco. Que sua simplicidade e testemunho de vida despertem, em cada pessoa, sincero desejo de maior comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. Não o deixes nunca sozinho, Senhor, e que nós, sensíveis às suas necessidades espirituais e materiais, o acompanhemos sempre com nossa oração solidária e nosso amor filial. Amém.

Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

Oração pelos doentes

Ó Jesus, manso e humilde de coração, nós te louvamos e agradecemos porque, sem cessar, fazes maravilhas em favor do teu povo sofrido. Tu, que és a medicina para todos os males, alivia os sofrimentos e cura as feridas de quantos padecem da alma e do corpo. Ó Senhor, fonte de amor e compaixão, consola os aflitos e alimenta a esperança dos que perderam a alegria de viver. Tu, que és o autor da vida, ensina-nos a valorizar e promover a saúde e concede-nos o dom de visitar e animar os que vivem no abandono e na solidão. E a nós, que em ti confiamos, ajuda-nos a transformar a situação de miséria e dor de tantos irmãos e irmãs que sofrem. Amém.

Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

Oração pelos professores

Ó divino Espírito Santo, abençoai e protegei todos os professores. A eles confiastes a missão de educar. Com bom exemplo e sábias palavras eles espalham as sementes do bem, o gosto pela vida e a esperança de um mundo melhor. Vinde em socorro de suas necessidades materiais e espirituais. Nas horas de aborrecimento, sustentai-os com vossa força. Dai-lhes paciência e perseverança em sua valiosa obra educativa. Ó Espírito de sabedoria, iluminai a mente e o coração dos nossos professores, a fim de que sejam apoio seguro e luz verdadeira a orientar-nos pelos caminhos da vida. Amém!

Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

Prece a Cristo Ressuscitado

Jesus Cristo Ressuscitado, que rompes as cadeias da morte e estás acima das categorias de tempo e espaço, ensina-nos que morrer não é o fim, mas passagem para a vida eterna. Aumenta nossa fé, fortalece nossa esperança e incentiva-nos à prática da caridade. Tu, que aos apóstolos reunidos no cenáculo ofereces o dom da paz, vem visitar nossos lares, afasta de nós todo tipo de vícios, falta de respeito e violência, e ajuda-nos a manter um clima de compreensão e diálogo renovador. Abençoa, Senhor Jesus, as famílias do mundo inteiro. Cuida de nossas crianças e jovens, move os governantes a defender os interesses do povo, criando mais emprego e melhores condições de saúde e segurança. Que todos nós, seguidores de Jesus Ressuscitado, possamos unir nossas forças e inteligência para a construção de uma sociedade fraterna, em que todos vivam como irmãos e amigos. Acolhe nossa prece, ó Cristo Ressuscitado, tu que vives com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém!

Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

Oração a Nossa Senhora Aparecida (Pelas Famílias)

Ó Senhora Aparecida, olha com bondade para nossas famílias e ajuda-nos a viver o evangelho do teu filho, Jesus. Ilumina o caminho das crianças e dos jovens: que suas energias e fé sejam canalizadas para a construção de um mundo melhor! Participa, querida Mãe, da luta constante dos trabalhadores: que seus esforços sejam recompensados com salários justos e digna condição de vida. Conforta os doentes e as pessoas idosas. Alivia seus sofrimentos, e que nós possamos ajudá-los a vencer a solidão. Dá esperança aos aflitos e atribulados. Abranda os poderosos: que eles aprendam o grande valor da bondade humana. Ó Senhora Aparecida, vem favorecer nosso profundo anseio de que toda pessoa seja tratada com dignidade e Deus seja glorificado para sempre. Amém!

Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

Oração pelas Crianças

Nós vos bendizemos, Pai celestial, pela existência e amável presença das crianças em nossas famílias e na sociedade. A criança é verdadeira e pura de coração: brinca livremente com os coleguinhas, sem excluir ninguém. A criança é capaz de maravilhar-se: alegra-se com a bondade das pessoas e encanta-se com as coisas da natureza. A criança tem os olhos na direção do futuro: segue seu caminho com alegria, coragem e esperança. Nós vos imploramos, Pai bondoso, fazei-nos livres e transparentes, como as crianças. Ensinai-nos a usar os bens da criação sem que eles nos tornem escravos. Que nossa convivência humana tenha por base a honestidade, a compreensão e a constante prática do perdão. Concedei-nos, enfim, Pai amoroso, amigo dos pequeninos, a graça de vos amar de todo o coração e amar nossos semelhantes como vosso Filho Jesus nos amou. Amém!

Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

Oração do Coroinha

Ó Jesus Adolescente, que vivias com o Pai celeste em profunda e filial sintonia, aceita nossa dedicação a serviço da liturgia. Nosso desejo é tratar com respeito, sem preconceito, as pessoas da comunidade, que contam com teu auxílio na difícil caminhada; dá-nos um coração repleto de amor aos pobres e simples deste mundo. Alimenta-nos com a tua palavra e com os teus ensinamentos, pois queremos te ajudar, ó Jesus, a transformar a sociedade, e assim celebrarmos dignamente, com sinais, ritos e movimentos, a salvação que ofereces hoje e sempre em favor da humanidade. Amém!

Oração pelos sacerdotes

Ó Jesus, bom pastor, abençoa os padres e bispos de nossas comunidades. Eles são para nós preciosos canais de tua graça: multiplica, sem cessar, seus gestos de amor. Eles acolhem teu povo, Senhor, para ouvir e consolar: não permitas que sofram de solidão. Concede-lhes coragem e sabedoria para defender os injustiçados. Aumenta, Senhor Jesus, o número de sacerdotes na tua Igreja: dá-lhes o dom de ensinar, a alegria de celebrar e o gosto pelas coisas de Deus. Eles precisam também, Senhor, de muita saúde e boa disposição a fim de seguir praticando o bem. Que eles possam, enfim, colher abundantes frutos pela generosa entrega da própria vida. Amém.

Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

Oração pelos catequistas

Ó Jesus, Mestre e Modelo de todo catequista, vós que pregastes por toda a parte o evangelho de Deus, abençoai nossos catequistas: homens e mulheres que se dispõem a ensinar vossa mensagem de salvação. Sejam eles mansos e humildes de coração, capazes de acolher, sem excluir ninguém, cada pessoa que vem à vossa procura. Sejam abertos ao Espírito Santo a fim de comunicar a vossa verdade, superar as dificuldades da missão recebida e dar testemunho de alegria e gratuidade na vossa Igreja. Aumentai, Senhor, em nossas comunidades, o número de pessoas dispostas a aplicar os próprios dons a serviço da catequese. Que estes vossos servidores, Senhor, cultivem profundo amor à vossa Palavra e busquem, mediante a instrução e a oração, novas energias para educar na fé uma multidão de seguidores do vosso Reino. Amém!

Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

Mensagem aos Jovens

A juventude é o amanhã da vida. Não é um capítulo separado do restante da existência nem o prefácio de um livro. É a premissa de tudo. É a semente de onde brota tudo. É o alicerce sobre o qual deve apoiar-se o grande edifício da vida. São vocês mesmos, jovens, que estão preparando suas vidas para o amanhã. Se à meia-noite vocês olharem o nascente porque de lá virá a luz, vocês olharão por muito tempo e poderão até pensar que é inútil. Mas, se continuarem insistindo e olharem uma segunda vez, uma terceira vez, vocês irão divisar um raio de luz na alvorada. E todo panorama circundante se iluminará. Duas coisas foram necessárias: a perseverança em olhar e a existência da luz. Para todas as grandes coisas exigem-se lutas penosas e um preço muito alto. A única derrota da vida é a fuga diante das dificuldades. O homem que morre lutando é um vencedor.

Bem-aventurado Tiago Alberione

Oração Vocacional

Senhor Jesus, Mestre da humanidade, vós que sois o Caminho, a Verdade e a Vida, ajudai-nos a anunciar a vossa Palavra e ser fiéis ao vosso chamado. Nossa vocação é comunicar! Com vossa graça, possamos ser no mundo mensageiros da paz, da fé e do amor. Que sejamos, como Paulo, apóstolos por vocação. Senhor Jesus, despertai generosas vocações para o apostolado da comunicação. Enviai comunicadores para a messe, gente disposta a deixar tudo para seguir-vos na concretização do vosso Reino entre nós. Amém.