Blog

12/07/2016

A vocação da Família na Igreja

Por Centro Vocacional

family-1178614_960_720Quando se fala sobre vocação, remete-se quase que instintivamente à figura dos religiosos consagrados e dos presbíteros, mas o termo compreende uma gama muito maior de significados, podendo englobar o ser humano de uma forma consideravelmente mais ampla que o imaginado. Segundo o Dicionário Teológico da Vida Consagrada, a vocação compreende um processo duplo entre o chamado de Deus e a resposta humana, dessa forma ela pode ser entendida como uma inspiração divina que leva a pessoa a determinado estado ou forma de vida.

Assim, a vocação não é apenas presbiteral e religiosa, ela também pode ser  laical ou matrimonial. A essa última a Igreja tem voltado consideravelmente as atenções nesses últimos anos, a fim de estudá-la para propor um grande fortalecimento dos eixos familiares. É a partir do matrimônio que os cônjuges abrem as portas de suas vidas para a vocação familiar consumada através da relação entre pais e filhos.

A importância dessa vocação para a Igreja é imensurável, haja vista a grande massa de católicos ser constituída por grupos familiares. O cuidado com a vocação também deve assumir igual proporção, considerando-a e tratando-a não apenas como uma condição de vida, mas também como uma resposta coerente ao chamado de Deus para essas pessoas.