Instituto Jesus Sacerdote

É formado por sacerdotes e bispos diocesanos. Característica deles é a “secularidade”. Em Cristo, o presbítero se alimenta da Palavra e da Eucaristia. Em Cristo unifica oração, estudo, a missão, consagração, levando tudo a uma síntese vital no amor, até aproximar-se do ideal paulino: “Eu vivo, porém já não sou eu que vivo, é Cristo quem vive em mim” (Gl 2,20). Cristo Mestre e Pastor é o princípio e o fim da espiritualidade e ministério do Instituto, cujos membros procuram ter fé nas palavras de Jesus, seguir os seus exemplos, viver a sua paixão com a esperança de participar de sua ressurreição, como testemunhas visíveis da sua presença invisível, para que a humanidade conheça Jesus Cristo e o seu Evangelho.

“A devoção a Jesus Divino Mestre, Caminho, Verdade e Vida, será mais perfeita se for precedida e acompanhada pela devoção a Maria, Rainha dos Apóstolos” (Beato Tiago Alberione). A vida sacerdotal encontra em Maria o motivo e modelo perfeito da união com Jesus. Na missão de dar Jesus ao mundo, nela se inspiram apóstolos e evangelistas. Missão representada no ícone da Rainha dos Apóstolos.

O Instituto considera o apóstolo Paulo, “doutor dos gentios e pregador da verdade em todo o mundo”, como seu padroeiro, modelo e protetor. Os membros mantêm com Paulo união contínua da mente e do coração, para lhe conhecerem o pensamento e a obra, para lhe imitarem as virtudes e assimilarem o espírito. “Razões da profissão perpétua dos conselhos evangélicos no Instituto Jesus Sacerdote:

o valor intrínseco dos votos de obediência, castidade e pobreza, para louvor da Santíssima Trindade;

a grandeza do carisma paulino: centralidade de Cristo na vida espiritual, e universalidade do ‘coração’ de Paulo;

a atualidade e urgência do apostolado paulino: Jesus Cristo total, para todos os homens, com todos os meios, principalmente com os meios de comunicação social” (Padre Bernardo Antonini, membro do Instituto).