Notícias

15/09/2016

Encontro Vocacional na Comunidade de Campinas

Por Pe. Roni Hernandes, ssp

img_1670

Um dos aspectos que marcam a existência humana é o encontro. Encontro consigo mesmo, encontro com Deus. No entanto, para promover um encontro não é tão fácil, porque o encontro exige despojamento e anseio sincero. É nesse clima que a comunidade Formativa e Vocacional dos Padres e Irmãos Paulinos de Campinas-SP, realizou, entre os dias 09 e 11 de setembro, um encontro vocacional com a presença de vários jovens da região do Sudeste. São eles: Douglas Felipe Barros de Almeida, Getulina-SP; Felipe Mettitier, Limeira-SP; Gabriel Martins Melo, Santo Antônio do Sudoeste-PR; Josimar Nascimento Souza, São Paulo-SP; Lucas de Paula Petek Gussoni, Araguari-MG; Luiz Ricardo Viotto dos Santos, São Manoel-SP; Thiago Soares, São Paulo-SP; Victor Barros de Souza, Carapicuiba-SP. Este foi o quarto encontro vocacional realizado no ano de 2016.

A finalidade desse encontro foi o de apresentar aos jovens vocacionados, de maneira mais concreta e compreensível, a missão e o carisma dos Padres e Irmãos Paulinos. Em outras palavras, tratamos de responder três perguntas que são essenciais no acompanhamento vocacional: quem são, onde estão e como é o dia a dia dos Paulinos. No final do encontro, foi possível perceber que essas perguntas foram respondidas no decorrer do encontro. Podemos até citar as falas de alguns. “Esse encontro vocacional foi fundamental para o amadurecimento da minha vocação e do conhecimento da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos”, disse Felipe Mettitier. “Esse encontro vocacional foi de grande valor para a minha vida, pois ele me ajudou a refletir a minha vocação e também me ajudou a conhecer um pouco mais dos Paulinos, que para mim, tem uma missão muito bonita na vida da Igreja”, completou Luiz Ricardo Viotto dos Santos.

Para realizar esse encontro vocacional, foi constituída uma equipe que pudesse ajudar nas palestras e também na convivência com os jovens. Além do animador vocacional, Pe. Roni Hernandes, contou-se também com a presença do Pe. José Carlos de Freitas Júnior, Pe. Valdêz Dall’Agnese, Alexandre Schiavenin, Eligelson Lima Barroso, Saulo Domingos Lima, Regieldo Gomes Vieira. Os temas desenvolvidos no encontro vocacional, procuraram ajudar os jovens no amadurecimento da própria vocação. No dia 11 de setembro, domingo, houve uma manhã de espiritualidade onde os jovens puderam confrontar o itinerário vocacional com os discípulos de Emaús.

Nosso agradecimento pela disponibilidade e coragem desses jovens que participaram do encontro vocacional, bem como da comunidade Formativa e Vocacional, que em sua estrutura, nos possibilitou que tudo corresse bem.