Blog

14/03/2023

São José e a espiritualidade dos paulinos

Por Fr. Alexandre Carvalho, ssp

Os Paulinos e a Família Paulina herdaram de seu fundador, o bem-aventurado Tiago Alberione, uma espiritualidade cristocêntrica. Isso significa que o modelo espiritual da Família Paulina é o Cristo Mestre: Caminho, Verdade e Vida. Ao lado do Mestre, está são Paulo, nosso patrono, e Maria, com o título particular de Rainha dos Apóstolos.
Há outras expressões significativas e caras indicadas por Alberione aos seus filhos e filhas. Entre elas a devoção a são José. São José liga-se à espiritualidade como aquele que ama e age no silêncio e no escondimento. Figura discreta e operante, a são José confiamos as questões práticas e financeiras. Quando há uma nova iniciativa apostólica que necessita de recursos ou uma pendência financeira que precisa ser saldada, recorremos a são José de modo particular.
É muito importante ressaltar que são José é o patrono dos religiosos paulinos que optaram pelo discipulado. Os Paulinos são constituídos pelos Discípulos do Divino Mestre (ou freis, ou irmãos) e pelos Sacerdotes. Os discípulos têm em são José, de modo particular, a sua referência e modelo espiritual. Olhando para são José, cada Paulino, e, em particular os freis, encontram o caminho para viver a própria vocação e anunciar o Cristo na missão específica da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos.

São José, rogai por nós!

, , , ,