Blog

17/04/2020

A oração do “Regina Caeli”

Por Felipe Borges, Seminarista Paulino

As palavras “o Anjo do Senhor anunciou a Maria” de fonte bíblica, são tiradas do primeiro capítulo do evangelho segundo São Lucas, e tão pronunciadas pelos lábios do querido povo de Deus, oração conhecida como Angelus Domini é recitada na maioria das vezes às 6h, às 12h e às 18h; recordam piedosamente a Encarnação do Senhor e veneram a Santíssima Virgem. Essa oração é atribuída ao Papa Urbano II e sua recitação três vezes durante o dia ao Rei da França, Luís XI (do século XV).

No tempo pascal ela é substituída pela recitação da oração composta a partir da antífona Regina Caeli e exprime a alegria da Igreja pela ressurreição de seu Esposo e Senhor Jesus Cristo, em comunhão com a sua Mãe que tanto sofreu ao ver o seu filho padecendo no lenho da cruz, mas que ressurge como vencedor do inferno e da morte. Tal oração foi estabelecida pelo Papa Bento XIV em 1742 e recitado a partir daquele ano do início da Páscoa até o dia de Pentecostes, sendo utilizada até hoje por todos os cristãos.

Unidos com Maria em oração, meditando os mistérios da nossa salvação, caminhamos fervorosos nas estradas de Jesus, citando João Paulo II, na Encíclica Redemptoris Mater (A Mãe do Redentor):

Graças a este vínculo especial, que une a Mãe de Cristo à Igreja, esclarece-se melhor o mistério daquela ‘mulher’ que, desde os primeiros capítulos do Livro do Gênesis até o Apocalipse, acompanha a revelação do desígnio salvífico de Deus em relação à humanidade. Maria, de fato, presente na Igreja como Mãe do Redentor, participa maternalmente naquele ‘duro combate contra os poderes das trevas …, que se trava ao longo de toda a história humana’, E em virtude desta sua identificação eclesial com a ‘mulher vestida de sol’ (Ap 12, 1), [139] pode dizer-se que ‘a Igreja alcançou já na Virgem Santíssima aquela perfeição, que faz que ela se apresente sem mancha nem ruga’; todavia, os cristãos, levantando os olhos com fé para Maria, ao longo da sua peregrinação na terra continuam ainda a esforçar-se por crescer na santidade. Maria, a excelsa filha de Sião, ajuda a todos os seus filhos ― onde quer que vivam e como quer que vivam ― a encontrar em Cristo o caminho para a casa do Pai.”

Neste tempo de pandemia elevemos com fé nossa oração à augusta Rainha dos céus e Saúde dos enfermos que nos direciona para seu Filho Jesus, Caminho, Verdade e vida:

V. Rainha do céu alegrai-vos, Aleluia!

R. Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, Aleluia!

V. Ressuscitou como disse, Aleluia!

R. Rogai a Deus por nós, Aleluia!

V. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, Aleluia!

R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos: Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que pelos merecimentos de  sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém. (Três vezes).

 

, , , ,