Blog

19/05/2014

A pregação e a missão dos discípulos

Por Felipe Brandão Junior – Vocacionado dos Padres e Irmãos Paulinos

Os discípulos de Jesus receberam a belíssima missão de ensinar. Ficaram bem conhecidos por essa grande tarefa. Só que para ensinar, precisavam ter um contato contínuo com a Palavra de Deus. Diante das várias tarefas que eles tinham para realizar durante o dia, nenhuma delas era feita sem antes passar pela experiência da oração. Acredito que essa atitude faz com que os discípulos coloquem em primeiro plano, não o lado material, mas sim o lado espiritual que os mantêm em íntima sintonia com Deus.

A missão que os discípulos receberam também é direcionada a todos nós. Nas várias funções que recebemos em nossa comunidade religiosa, temos a responsabilidade de cuidar da nossa vocação e da nossa missão com fidelidade. Foi para isso que Deus nos chamou: pregar a Palavra de Deus em todos os cantos da sociedade e servir às pessoas da melhor forma possível.  Foi exatamente isso que percebi no carisma e na missão dos Padres e Irmãos Paulinos.

Os Paulinos nasceram da inspiração do Apóstolo Paulo. Por isso, eles têm a responsabilidade de evangelizar com os meios de comunicação. Paulo foi, em seu tempo, um homem que evangelizou os grandes centros, as grandes cidades, utilizou os meios mais modernos para se aproximar de seus destinatários. Foi um homem que enfrentou barreiras e muitas dificuldades para fazer com que todas as pessoas tivessem contato com a Palavra de Deus.

Como vocacionado dos Padres e Irmãos Paulinos, percebo que esse desafio continua para todos nós. A cada dia que passa, os desafios que encontramos para falar de Deus às pessoas só aumentam, especialmente entre os jovens. Todavia, iluminados pelo espírito de Paulo e impulsionados pelo ideal do bem-aventurado padre Tiago Alberione, não podemos deixar que o medo e dos desafios nos vença. Pelo contrário, demos ser firmes e fortes na missão à qual Deus nos chamou, pois como diz o Apóstolo: “Aquele que vos chamou é fiel” (1Ts 5,24).

Nesse sentido, lendo os conteúdos que recebi e que continuo recebendo do Centro Vocacional dos Padres e Irmãos Paulinos, aprendi que todos nós somos chamados a anunciar a Palavra de Deus e a servir ao povo por meio do nosso apostolado. Esse apostolado não pode ser exercido com frieza, mas sim com ousadia e coragem de fazer mais e melhor para os homens e mulheres do nosso tempo. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Animador Vocacional, Roni Hernandes, pelo carinho e atenção a mim dedicados e, sobretudo, por me ajudar a refletir com mais seriedade a minha vocação. Um grande abraço a todos os Paulinos e espero um dia fazer parte dessa Congregação.