Blog

13/05/2015

A Rainha veio nos visitar

Por João Paulo da Silva, Postulante Paulino

A Virgem Maria aparece aos pastorinhos e pede a conversão do mundo.

vfatima-mat

No dia 13 de maio de 1917 acontecia em Fátima, Portugal, uma das mais impressionantes manifestações, a aparição da Virgem Maria. Foi um encontro surpreendente – três crianças simples, pastores de ovelhas e a Mulher que ajudou a mudar a história daquele país. Nos relatos de Lúcia, uma das crianças, diz-se que a virgem um rosto indescritivelmente belo, não era nem alegre nem triste, mas sério, com ar de suave censura. As mãos estavam juntas, como se estivesse rezando, apoiadas no peito, e voltadas para cima. Da sua mão direita pendia um rosário. As vestes pareciam feitas somente de luz. A túnica e o manto eram brancos com bordas douradas, que cobria a cabeça da Virgem Maria e lhe descia até os pés.

A coisa mais importante da aparição não é ela em si, mas a intenção que traz. A Virgem não queria um momento de apresentação própria para os homens, ela queria pedir que eles se convertessem e voltassem para Deus; por isso trazia o ar de censura em seu rosto. A Mãe estava preocupada com seus filhos. A primeira coisa que diz aos pastorinhos é: “Não tenhais medo, eu não vos farei mal” e, quando perguntada de onde era, responde: “Sou do Céu!”. De fato, realmente o que ela queria era alertar sobre o mal que estava circundando o mundo. Os pecadores sofrem as agruras da maldade, acreditando que certas coisas são boas, o que é uma ilusão. Naquele momento, anunciou uma terrível guerra, onde homens, mulheres e crianças estariam sujeitos a um sofrimento e um terror imensurável.

Foram seis aparições, nas quais Maria insistia no pedido de conversão, penitência e oração. Por fim, como prova de que era algo realmente de Deus, houve o “milagre do sol”: dia 13 de outubro de 1917, após uma chuva torrencial, as nuvens desmancharam-se no firmamento e o sol apareceu como um disco opaco, girando no céu. Este evento pode ser testemunhado por cerca de 70 mil pessoas e visto a 18 km de distância do local das aparições. O lugar onde aconteceram estes episódios tornou-se um ponto de grandes peregrinações e devoção. No entanto, o pedido de conversão continua para os dias de hoje e o apelo de paz, pedido pela santa Mãe de Deus, deve ser um dos motivos da nossa oração. Convertamo-nos cada dia para que o Imaculado Coração de Maria possa triunfar em nossa sociedade e em nossas famílias.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!