Blog

03/09/2020

Maria, Mãe do Bom Pastor

Por Serviço de Animação Vocacional

Memória litúrgica das Irmãs de Jesus Bom Pastor (Pastorinhas). Uma das congregações femininas da Família Paulina

Como outros fundadores de ordens e congregações religiosas, o Bem-aventurado Tiago Alberione, iluminado pelo Espírito, fez uma cuidadosa escolha das imagens e títulos a serem propostos, ciente da força que exerceriam ao longo dos tempos na vida e missão da respectiva fundação. Assim, ao lado do titular da Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, colocou Maria Santíssima invocada com o título de Pastora, ou Mãe do Bom Pastor, e os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, os escolhidos e enviados com uma missão ímpar. Visualiza desta forma a espiritualidade centrada em Jesus Bom Pastor Caminho, Verdade e Vida.

 Maria Mãe do Bom Pastor e nossa Pastora nos é apresentada junto ao Filho adolescente e às ovelhas, no ato de apresentar Jesus às ovelhas e com Ele lhes oferecer alimento. É uma clara evocação da Eucaristia e da Palavra, fontes e sustento da Vida Cristã e da Igreja no seu todo, pela dimensão comunitária que o quadro traduz. Esta imagem tem um sólido embasamento bíblico, que é a cena pastoral, descrita em Jo 19,25-27, em que, pendente da Cruz, Jesus vê bem próximo, algumas pessoas e destaca a sua Mãe e João, o discípulo amado. Ele se dirige à Mãe, dizendo: “Mulher, eis o teu filho!” E ao discípulo: “Eis a tua mãe!” É uma cena que transcende a piedade filial de confiar a própria mãe a alguém leal e de toda confiança. Ele a tratou de Mulher, a nova Eva, mãe da nova família, a família de Deus. Ela se torna figura da Mãe-Igreja. Está assim inaugurada a Maternidade Espiritual. E poderíamos dizer, a Maternidade Pastoral. No Crucifixo, distintivo das Irmãs Pastorinhas, Pe. Alberione mandou cunhar esta imagem e palavras da entrega da mãe e do filho. Maria acolhe a nova missão, reconhecendo, no discípulo amado, a humanidade inteira, necessitada de uma mãe que a oriente para Cristo.

“A primeira cooperadora do ministério pastoral de Jesus foi Nossa Senhora. Se Jesus pregava o Evangelho, ela o vivia, dia por dia. Ela iniciou sua missão no Calvário, onde acolheu todos os homens, foi para o cenáculo com os apóstolos, os encorajou à fidelidade e à perseverança na oração. Levou nos braços a Igreja nascente, conduzindo todos a Jesus, como verdadeira pastora” (Alberione. À Fonte, 1948, 76). Assim, a imagem de Maria Pastora é um convite dirigido a todas as mulheres cristãs a viverem a maternidade espiritual junto a todos e todas que o Senhor coloca em seu caminho. Maternidade espiritual que se expressa no acompanhamento da fé das pessoas, mas que tem começo em pequenos e singelos gestos humanos, bem humanos.

, , , , , , , , ,