Blog

27/03/2016

“Mestre, onde moras? – Vinde e vede” (Jo 1,38).

Por Centro Vocacional

WWW.SCJ.ORG.BR

Imagem:www.scj.org.br

O evangelista João apresenta a vocação dos primeiros discípulos totalmente ligada à experiência de Jesus. Os discípulos querem saber: “Mestre, onde moras?”. Como um bom animador vocacional, Jesus convida os discípulos: “Vinde e vede”. O convite de Jesus é categórico e a resposta é imediata: “Venham após mim, e eu farei de vocês pescadores de gente” (Mt 4,19). O convite de Jesus desperta algo novo na caminhada dos discípulos. A partir desse momento, começa a formação dos discípulos para o seguimento do Reino de Deus.

Para os jovens que desejam fazer um acompanhamento vocacional, não pode ser diferente. Para iniciar um acompanhamento vocacional, é preciso que o jovem compreenda que só é possível permanecer no caminho quando se faz a experiência do encontro com Jesus. O encontro pessoal com Jesus despertou nos discípulos um desejo maior pela vocação e pela missão. Por isso, o jovem deve fazer o mesmo questionamento que os discípulos fizeram: “Mestre, onde moras?”.

Jesus trouxe vida nova, novos horizontes e um rumo decisivo para os discípulos. Por isso, o processo de formação dos discípulos acontece de forma dinâmica e decisiva. Isso só foi possível porque os discípulos não tiraram os olhos do Mestre. Conosco não é diferente. Para permanecermos no caminho, não basta ter o desejo de ver Jesus, não basta identificar-se com um carisma de uma congregação: é preciso aceitar Jesus como Senhor da nossa história. A pessoa e a vida de Jesus trazem mais alegria para os jovens e a vontade de permanecer no caminho como homens de fé.

Com isso, fica evidente que os jovens que estão fazendo o discernimento vocacional não podem desvincular-se de Jesus e de sua companhia. Todos nós sabemos que o mundo é um campo de missão, mas antes disso é o lugar do encontro, onde Jesus Cristo se deixa encontrar por nós. O encontro com Jesus nos lança de cabeça erguida a um diálogo aberto com a nossa própria vocação. Aí começa o grande fascínio da vida – descobrimos, na pessoa de Jesus Cristo, a grandeza e o fascínio da verdade, da entrega, da beleza, da alegria e da bondade.

A busca sincera de viver com Jesus Cristo possibilita-nos encontrar novos horizontes de sentido e a razão para a nossa existência. Essa descoberta transforma o nosso jeito de viver e abre o nosso coração para compreender a voz de Deus que nos chama para uma missão. Seja qual for a razão inicial para o nosso fascínio, é Jesus Cristo quem nos move, quem nos coloca em ação e torna possível a realização dos nossos sonhos. É nisso que devemos acreditar, e esse deve ser o desejo do jovem que almeja trilhar o caminho da vida religiosa.