Blog

16/07/2014

O centenário dos Paulinos

Por Henrrique Cardoso - Vocacionado Paulino

Em comemoração aos seus 100 anos de presença no mundo, a congregação dos Padres e Irmãos Paulinos realizará vários eventos para agradecer a Deus por esse momento. Por isso, no dia 20 agosto será realizada uma missa em ação de graças na paróquia Santo Inácio. A celebração, marca a comemoração da fundação da Congregação que se deu em 20 de agosto de 1914, em Alba, Itália.

A missão dos Padres e Irmãos Paulinos se dá na evangelização com os meios de comunicação social. A congregação nasceu com esse propósito inspirado pelo Bem-aventurado  Pe. Tiago Alberione. Lendo os materiais que recebi do animador vocacional, Diác. Roni Hernandes, de modo especial o livro “Padres e Irmãos Paulinos”, percebi que se chamam “Paulinos” porque são inspirados no exemplo do apóstolo Paulo. Certamente, essa foi uma grande inspiração do Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione naquele tempo, pois ter Paulo como pai espiritual, é estar bem à frente de seu tempo; é não ter medo de lutar para que a mensagem do Evangelho seja anunciada para todas as pessoas.

Como vocacionado dos Paulinos, sinto que a celebração de centenário inclui também os jovens que estão chegando para dar continuidade na missão confiada aos Paulinos. Sei dos desafios que é evangelizar com o apostolado da comunicação, quero fazer parte dessa congregação. Assim como Alberione foi um sonhador, foi alguém que aproximou a Igreja da juventude, das massas, daquelas pessoas que estavam afastadas da Palavra de Deus, eu também tenho esse mesmo sonho.

Gosto de falar de Deus para as pessoas e, acredito que Alberione nos inspira a falarmos de um jeito moderno, dinâmico e criativo. Acredito que podemos fazer isso por meio da redação de um texto, da diagramação de uma revista, de um folheto, da Liturgia, das redes sociais, do trabalho gráfico, da impressão, etc.

Dessa forma, na celebração dos cem anos, peçamos ao Senhor as bênçãos necessárias para que os Paulinos do mundo todo. E que nós, vocacionados saibamos nos preparar bem tendo como referência Jesus Mestre. Mas sem esquecer o testemunho de vida dos primeiros paulinos que, certamente, enfrentaram muitas dificuldades para levar adiante o ideal plantado pelo Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione.