Blog

11/10/2020

28º Domingo Comum – Reflexão

Por Pe. Nilo Luza, ssp

Ilustração do portal CEBI

Convidados ao banquete do Reino

Jesus conta uma parábola aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo para falar do Reino de Deus. Aqui Deus é imaginado como rei. Os convidados pouco caso fizeram do seu convite, cada um deu sua desculpa: um foi para seu campo, lugar de produção; outro foi para seus negócios, lugar do mercado/comércio; outros ainda agiram de forma hostil contra os empregados do rei. Ninguém se dignou a participar do banquete nupcial; todos tinham outras prioridades.

A sala ficou cheia quando os empregados foram às encruzilhadas e convidaram maus e bons. O convite é aberto a todos, maus e bons. Mesa cheia de convidados, sem discriminação alguma, é motivo de muita alegria.

A parábola mostra ser necessário ir além dos caminhos de Jerusalém, ou de Israel, já que os “da casa” tinham outras prioridades. A proposta do Reino anunciado por Jesus é dirigida a todos os povos, sem discriminação, mas exige comprometimento, expresso pelo “traje de festa” a ser vestido. Entra no Reino quem acolhe o convite gratuito do rei e veste a roupa adequada, sinal do compromisso com o projeto de Jesus.

Como seria bom ver a mesa cheia de convivas que participam do banquete proposto por Jesus! Como é bom ver pessoas vestindo o traje do compromisso com o Reino de Deus! Infelizmente, porém, muitos continuam surdos aos apelos que não sejam os do seu próprio interesse e não se abrem aos apelos que poderiam transformar a vida e a realidade. Mesmo assim, Deus não se cansa de convidar, pois tudo está preparado e seu desejo é que a sala fique lotada de gente.

Mais uma vez, o Evangelho nos chama à festa do amor, em torno da mesa repleta de convidados, que partilham alegrias e esperanças. Na correria do dia a dia, nem sempre sobra tempo e espaço para a fraternidade e a partilha. Deus nos quer ver todos juntos, sentados com ele em torno de uma mesma mesa, para desfrutar de uma vida feliz, sem discriminação nem rejeição de ninguém.

 

, , , ,