Blog

01/01/2017

Ano Novo: Votos de Prosperidade

Por Centro Vocacional

new-years-day-1838254_960_720

O ano de 2016 termina e, com ele, encerra-se um ciclo de eventos que entraram para a história. Momentos de alegria, conquistas e realização pessoal de uma parcela da população contrastando com cenários de recessão econômica, a queda do governo Dilma pelo Impeachment, escândalos de corrupção e uma porção de brasileiros desempregados.

Contudo, uma nova era se inicia: planos e sonhos se refazem, e a vida vai seguindo seu curso com naturalidade. É para isto que servem as “passagens” de ano: nelas ocorre um reflorescimento em todos os âmbitos da sociedade, das perspectivas e ações já planejadas, as quais, enfim, serão colocadas novamente em evidência. Mudar é uma palavra bastante enfatizada em todas as “passagens”: todos querem, de certo modo, fazer diferente, adaptar, consertar coisas que não deram muito certo, quem sabe algo novo que possa dar um sentido amplo para a mudança com criatividade.

Enfim, o tempo é propício para o planejamento e organização dos passos que nortearão todo o itinerário pessoal e profissional das pessoas em geral. Traçar as metas e pesquisar os diferentes meios para se alcançarem os objetivos. Esses são traços característicos de quem planeja iniciar o Novo Ano sabendo o que vai fazer e por onde começar. A isso chamamos “projeto de vida”. Todo projeto deve ser pensado com o objetivo de se chegar a determinado lugar; para isso se faz o caminho que normalmente se constitui em etapas que darão o “pontapé inicial”. É também importante fazer parcerias e alianças que ajudarão a alcançar a meta desejada.

Os votos de felicidade e prosperidade de todo fim de ano devem estar enraizados no próprio coração daqueles que desejam. É um período da história da vida de cada pessoa que está se concluindo; se nesse tempo houve coisas boas, simplesmente agradeça; se não houve tantas assim, também agradeça, porque trouxeram aprendizado e serviram de motivação para continuar seguindo em frente e não desistir, e com certeza se sai fortalecido. Portanto, a veste branca que se coloca na passagem de ano não seja apenas um simbolismo tradicional que todo mundo usa, mas que dê a elas um significado de vida nova, de novo começo, de estar pronto para começar a escrever uma nova história neste livro chamado VIDA. Se a crise política e econômica continuar, comece a olhar para dentro de si e perceba o que VOCÊ está fazendo para mudar essa realidade. Às vezes as mudanças devem iniciar por primeiro dentro de cada um, com o seu jeito e atitudes.