Blog

17/03/2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: O GESTO QUE PODEMOS FAZER

Por Rodrigo Brito – Seminarista dos Padres e Irmãos Paulinos em Campinas – SP

A Campanha da Fraternidade desse ano aborda o tema “Fraternidade e trafico humano” e traz o lema “É para liberdade que cristo nos libertou”.  Para que se faça um gesto concreto, devemos olhar primeiramente para nossa realidade atual: saúde, educação, emprego, moradia,  entre outros problemas que atingem nossas comunidades. Sabemos que as pessoas se iludem com promessas de vida melhor (por não ter uma condição de vida adequada), e acabam sendo vítimas de traficantes. Também pessoas mal intencionadas roubam crianças para ser vendidas como se fossem produtos quaisquer. Entendemos que será difícil acabar com o tráfico humano. Estão sendo feitos vários gestos para ajudar às pessoas que sofrem com essa realidade, vitimas ou familiares. Mas podemos fazer muitas outras ações.

Poderíamos usar alguns dos meios de comunicação como folders e cartilhas falando sobre noções de direitos humanos e da centralidade da vida. Com isso, trabalhar junto com a juventude esses temas, aproveitando as situações concretas que são próximas a ela. Podemos também desenvolver e ministrar palestras abordando o tema da Campanha da Fraternidade para assim poder levar mais informações à comunidade, sobre os efeitos que isso pode acarretar para a sociedade. Muito pode se fazer nas redes sociais: postar textos, vídeos, fotos, e outros tipos de mensagens, contando sobre o tráfico, seja de pessoas, crianças ou órgãos.

  “É um momento muito pertinente para a igreja e a sociedade discutirem esta problemática. Estamos vendo, a cada momento, exemplos concretos envolvendo irmãos e irmãs, jovens, adultos, crianças e idosos. Esse tráfico humano se manifesta de várias formas.”

Trechos de sugestões do texto base CF 2014……