Blog

27/06/2014

Eu celebro Pedro e Paulo junto com os Paulinos

Por Kadu Vasconcelos Araujo Sampaio - Vocacionado Paulino

No mês de junho celebramos as duas colunas da Igreja: Pedro e Paulo. É impossível não perceber a importância dessas duas figuras na história do cristianismo, sobretudo pelo seguimento a Cristo. Em Mt 16,8 Jesus diz que Pedro  representa a instituição: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. Já o apóstolo Paulo, por ser um homem que fez de tudo para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, representa o papel missionário da Igreja (2 Tm 4,7): “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”. Com isso, o apóstolo dos gentios deixa claro que sua vida foi inteiramente dedicada à divulgação e conservação da própria fé. Ambos compreenderam muito bem que a missão do apóstolo é, em primeiro lugar: anunciar o Evangelho de Jesus a todos os povos.

Seguindo por esse mesmo caminho, o Papa Francisco tem motivado toda a Igreja a renovar seu espírito de evangelização. Assim como os apóstolos Pedro e Paulo saíram para conquistar as pessoas por meio do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, a Igreja também deve cumprir o seu papel evangelizador, indo ao encontro das pessoas, de modo especial dos jovens que estão sedentos da Palavra de Deus. Percebe-se que a mensagem de fundo é “ir ao encontro das pessoas” e não esperar que as pessoas venham até a Igreja. Os apóstolos não esperavam que as pessoas viessem ao encontro deles, mas partiam ao encontro dessas pessoas visitando casas, famílias, cidades, povoados, campos, vilas, locais de trabalhos etc.

Esta é também a missão dos Padres e Irmãos Paulinos, com o apostolado da comunicação. Por meio dos livros, CD’s, DVD’s, folheto O DOMINGO, Liturgia Diária, Liturgia Diária das Horas, Bíblias, Redes Sociais, Web Rádio Paulus, FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação etc. Divulgando o Evangelho com os meios de comunicação, os Paulinos fazem com que muitas pessoas sejam evangelizadas diretamente nos seus locais de trabalho, em casa, nas escolas, nas ruas, na Igreja, na catequese, nas redes sociais etc. Esse é o projeto de evangelização que o Bem-aventurado Tiago Alberione pensou para a Família Paulina, de modo especial para os Paulinos e Paulinas.

Como vocacionado da congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, percebo que as mesmas atitudes que os apóstolos Pedro e Paulo tiveram no passado, hoje continuam ecoando por toda a Igreja, de modo especial pelo carisma e missão dos Padres e Irmãos Paulinos. Esse tipo de evangelização supera o comodismo de achar que oferecer o feijão com arroz todos os dias está ótimo. Para atrair os jovens e mostrar para eles que a vida religiosa tem sentido, faz-se necessário um carisma que saiba acolher, cativar e animar os jovens na caminhada. Além disso, os apóstolos foram homens que cativavam as pessoas pelo testemunho de vida. A Igreja também deve seguir esse mesmo caminho para cativar os jovens, sobretudo sendo simples e coerente com aquilo que prega.

Num encontro vocacional com os Padres e Irmãos Paulinos, no Seminário da Cidade Paulina, em São Paulo, um palestrante disse que “a vida religiosa deve despertar algo novo no jovem”. Isso é verdade. Para encantar os jovens a vida religiosa precisa ter as marcas da simplicidade, da bondade, da misericórdia, da ternura, do testemunho, da transparência, do diálogo, da abertura de mente etc. Certamente, uma das coisas que mais chama atenção de um jovem é o acolhimento. É nesse espaço de amizade, respeito, carinho e proteção, que o jovem se apaixona pela vida religiosa. Esse é o caminho que a Igreja deve percorrer.

O testemunho de vida dos apóstolos Pedro e Paulo nos mostra que a missão da Igreja encontra sua motivação no anúncio do Evangelho. Por isso, iluminada e irradiada pela Palavra de Deus, para cativar os jovens a Igreja não deve evangelizar com cara de defunto, mas sim com alegria e entusiasmo. É desse jeito que a vida religiosa deve aproximar dos jovens que desejam trilhar o caminho da consagração. Minha opção pela congregação dos Paulinos passa por esse viés. Eu já os conhecia, porém, quando tive a oportunidade de participar do encontro vocacional, fiquei muito feliz porque fui bem acolhido por todos. Com isso, os Padres e Irmãos Paulinos mostram que os jovens de hoje, no seguimento dos apóstolos Pedro e Paulo, enfrentam cotidianamente as maldades da nova cultura e devem agir corretamente para cultivar um mundo mais humano e de paz.

Então, que a celebração desses dois grandes apóstolos, ajude-nos a mergulhar na profundidade do Evangelho, pois só assim seremos capazes de dar uma resposta plausível aos destinatários do nosso tempo, de modo especial dos jovens que se encontram num emaranhado de problemas que o afastam daquilo que é essencial para a nossa vida. Peço aos Padres e Irmãos Paulinos que rezem pela minha família, amigos, especialmente para que Deus me dê a graça de ser um bom Paulino