Blog

25/10/2021

Instituto de vida secular Jesus Sacerdote para padres e bispos diocesanos

 

Quem somos?

Somos sacerdotes diocesanos que, “mediante a profissão dos conselhos evangélicos, nos empenhamos na imitação sempre mais perfeita do Eterno Sacerdote Jesus Cristo” (Paulo VI). Pertencem ao nosso Instituto bispos e sacerdotes do clero secular que sentem a necessidade de viver a mesma espiritualidade da Família Paulina. Procuramos fazer a síntese entre ministério e empenho de santificação, e viver uma profunda fraternidade entre nós. Estamos presentes em uma dezena de países.

O que fazemos?

A nossa vida espiritual tem como centro em Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida. Com a fidelidade aos conselhos evangélicos aumentamos a eficácia da ação pastoral, que nos ajuda a ser fermento de unidade, de comunhão e ser de serviço nos nossos presbitérios.

Em obediência responsável ao nosso bispo, nos empenhamos não só a servir a porção do nosso “pequeno rebanho”, mas a humanidade inteira.

Por esse motivo nos servimos de toda a ajuda e subsídios oferecidos pela Família Paulina, colaborando na difusão e solidificação do Reino de Deus, mediante o apostolado da comunicação social. Asseguramos a nossa formação permanente participando em momentos de enriquecimento espiritual com retiros, encontros fraternos e acompanhamentos oferecidos pelos coordenadores do Instituto.

Por que fazemos?

Para enriquecer a nossa ação pastoral com novas dimensões que o fundador, Pe. Tiago Alberione, nos entregou: “Viver Jesus Cristo, total, como ele se definiu: Caminho, Verdade e Vida, para salvar as pessoas de hoje com os meios de hoje.”

Breve histórico

O Instituto Jesus Sacerdote teve início em 1959 e foi aprovado pelo Papa em 8 de abril de 1960. Sob a orientação do Pe. Tiago Alberione, assumiu pouco a pouco, a atual fisionomia, que o vê associado na obra de evangelização da Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos). O Instituto está aberto aos meios de comunicação mais céleres e eficazes que forem descobertos para beneficiar o ser humano, utilizando-os para o apostolado.

Para mais informações: [email protected]