Blog

01/09/2016

O encontro com Jesus nos aquece e nos faz seguir os seus passos

Por Centro Vocacional

wanderer-455338_960_720Quais são as reais motivações que nos levam a discernir a nossa vocação? Essa pergunta é bastante provocadora e, ao mesmo tempo, nos coloca diante de uma outra: Quais referenciais estou buscando para alimentar a minha vocação? As duas perguntas só poderão ser respondidas se o jovem fizer um acompanhamento vocacional “cristocêntrico”. Esse caminho permitirá ao jovem vocacionado ter uma espiritualidade, raiz que sustenta e fortalece todos na caminhada vocacional. A descoberta da vocação é garantida pela fé e fortalecida no encontro com Jesus Cristo. A vocação surge como uma semente bem pequena, mas vai crescendo à medida que vamos dando mais valor ao nosso encontro com Jesus.

Jesus é o animador vocacional que aquece, anima, fortalece e encanta todos os jovens que querem fazer um bom discernimento vocacional. Deus chama todos os jovens através da pessoa de Jesus Cristo. Seguimos Jesus, que segue o Pai. Isso significa que Jesus vem ao nosso encontro para confirmar o chamado do Pai, para que possamos segui-lo com toda a nossa fé.. Esse encontro é permeado de amor, cuidado, carinho, atenção, doação, reciprocidade, proximidade, compaixão e misericórdia. Por isso, o encontro com Jesus nos faz seguir os seus passos, caminhar atrás dele, assumindo sua vida e missão. Jesus é aquele que dá sentido pleno à nossa vocação e missão.

Jesus é a pessoa mais importante para nós, em todos os momentos da nossa vida, sobretudo no  discernimento vocacional, pois ele nos chama para estarmos a seu lado, nos prepara e nos envia em missão como homens apaixonados. No processo de discernimento vocacional, o jovem vai descobrindo aos poucos que o amor de Jesus nos envolve de tal modo que a nossa vida vai ficando mais leve, e tudo isso contribui para nos colocarmos disponíveis para a missão à qual ele nos confiar.

Para ser discípulos e missionários de Jesus, é preciso encontrar-se com ele constantemente, pois somente assim poderemos testemunhar com alegria a nossa vocação e, ao mesmo tempo, animar outros jovens a encontrar Jesus Cristo, a segui-lo e a assumir também a sua missão. Seguir Jesus Cristo e ser encontrado por Ele constituem uma experiência única. Nesse seguimento à pessoa de Jesus Cristo, experimentamos a nobreza de Deus de nos ter escolhido e nos deixar participar do mistério maravilhoso de seu amor misericordioso, que nos encanta, nos fortalece e nos anima na vocação e na missão. Por isso, nenhum jovem conseguirá manter aquecida a sua vocação sem manter em dia o seu encontro com Jesus.

O encontro com Jesus é um encontro de certeza: “Não tenham medo. Eis que estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Nos dias atuais, é extremamente desafiador seguir um caminho vocacional “cristocêntrico”, mas o caminho existe e está aberto para todos os jovens, sobretudo para aqueles que vivem no ritmo desta sociedade totalmente marcada pela evolução das novas tecnologias, pois esses jovens têm um coração que também aspira por coisas maiores; têm sede, sobretudo, de Deus. Precisamos descobrir como falar ao coração dessa geração nova. Mas é bom lembrar que [os jovens] têm coração, sim. E, diante desses desafios, vamos em frente, com coragem, na certeza de que o Senhor estará conosco todos os dias, até o fim dos tempos.