Blog

22/07/2021

Por que os jovens buscam a Vida Religiosa?

Por Serviço de Animação Vocacional

Todos os anos, os Padres e Irmãos Paulinos realizam trabalhos vocacionais em diversas regiões do Brasil. Por meio de eventos vocacionais, encontros vocacionais, estágio vocacional, encontro de convivência no seminário, visitas vocacionais, envio de materiais vocacionais, redes sociais, o animador vocacional, Diácono Deivid Tavares, ssp, apresenta o carisma paulino para os jovens que se sentem interpelados pelo chamado de Deus.

No primeiro contato do jovem com a congregação, período que chamamos de convivência vocacional ou visita vocacional realizada no seminário, o animador vocacional realiza uma conversa com cada jovem, a fim de aprofundar as motivações vocacionais, isto é, encontrar razões sempre mais verdadeiras para que o jovem possa assumir a própria vocação dentro de um carisma especí­fico. Uma das perguntas que não pode faltar na conversa com os jovens é a seguinte: Por que buscar a vida religiosa?

Assim como o bem-aventurado Tiago Alberione, todo jovem traz em seu coração um desejo imenso de encontrar o seu lugar, para colaborar com a grande obra criadora de Deus. Estar no lugar certo é a melhor coisa para contribuirmos com a missão do Reino de Deus. Os Jovens que procuram a vida religiosa querem fazer alguma coisa pela humanidade e, na conversa pessoal, destacam-se alguns pontos que são essenciais para uma vocação mais madura e consciente:

No entanto, a tarefa mais importante do Serviço de Animação Vocacional – SAV –, será aquela de oferecer aos jovens uma profunda experiência cristã, por meio da qual eles possam fazer um discernimento vocacional mais amplo da autenticidade da vocação, levando em consideração as inclinações internas.