Blog

20/10/2015

Todos nós somos chamados a cuidar da nossa casa

Por Padre Roni Hernandes, Sacerdote Paulino

“…o meio ambiente é um bem coletivo, é um patrimônio que pertence a toda a humanidade.”

criacao-mat

A Sagrada Escritura nos ensina que cada ser humano é criado por amor, feito à imagem e semelhança de Deus (Gn 1,25). Essa afirmação nos mostra que o universo é contemplado como criação de Deus. O ponto mais alto da criação é a humanidade. O lugar e a importância do homem e da mulher dentro do projeto de Deus consiste em ocupar o centro da criação. Feitos à imagem e semelhança de Deus, eles possuem o dom da criatividade, da palavra e da liberdade. Nesse sentido, o ser humano é chamado a participar diretamente da obra da criação não somente como alguma coisa, mas como alguém que é capaz de conhecer e se relacionar com o outro.

No livro do Gênesis, o último ser a ser criado é o ser humano e sua responsabilidade é cuidar da árvore da vida. Isso significa que a responsabilidade do ser humano é agradar ao seu Criador, dando continuidade ao seu projeto de vida. Ambos (homem e mulher) são convidados a dominar e a transformar o universo, participando da obra da criação, que é marcada pelo selo de Deus: “era bom… muito bom”. Isso implica uma relação de reciprocidade e responsabilidade entre o ser humano e “mãe natureza”.

A criação do universo é a maior prova de amor que Deus deu para os seus filhos e filhas, ou seja, pela humanidade. Segundo o papa Francisco, há uma comunhão universal entre todas as coisas. Por isso, o compromisso de cuidar e preservar a natureza é de todos nós. As preocupações pela preservação do meio ambiente devem nos unir por um único sentimento: amor sincero. Não podemos utilizar os meios de comunicação para jogar a responsabilidade do cuidado com a natureza para os governantes, para as empresas etc. Se cada um fizer a sua parte, nós vamos salvar o meio ambiente.

Sabemos que o meio ambiente é um bem coletivo, é um patrimônio que pertence a toda a humanidade. Quem possui uma parte, por menor que seja, deve ser para administrar em benefício de todos. Nesse sentido, o cuidado com a nossa casa, a “mãe natureza”, deve ser pensado não só em vista desta geração, mas também das próximas. Assim como Deus coroou o homem e a mulher para serem seus interlocutores aqui na terra (Sl 8), que eles sejam capazes de fecundar a própria terra levando adiante a ação criadora de Deus, respeitando e cuidando do meio ambiente.