Blog

07/07/2021

Dicas de Alberione para viver bem (I)

Por Serviço de Animação Vocacional


És o que pensas
“Não desperdices a inteligência em leituras inúteis, em visitas inúteis, em indecisões; em conversas inúteis; em jogos e férias prolongadas para além da medida; em consumo indiscriminado de espetáculos e mensagens emitidos pelos meios de comunicação; pensando nos outros e julgando-os irresponsavelmente; em fantasias mirabolantes; em projetos irrealizáveis, em moinhos de vento; em temores e preocupações desproporcionais em relação ao futuro… Todo nosso esforço deve concentrar-se em adquirir conhecimentos válidos, em prestar atenção, sempre e em todo lugar; aos pensamentos nobres e estimulantes. Assim não sobrará tempo nem espaço para atender aos pensamentos inúteis.”
Saber escutar
“Nas conversas não busquemos satisfação de nosso orgulho nem o triunfo de nossas ideias, mas a verdade. É muito difícil que nas opiniões dos adversários se encontre parte da verdade que até então se nos tinha escapado. O escutar com atenção e imparcialidade as razões dos outros e reconhecer o que de válido existe em suas argumentações, é sempre o melhor caminho para aproximar-nos da verdade, respeitar as leis da humanidade e da caridade. Para orientar devidamente nossa inteligência temos de estudar o que é mais necessário: fazê-lo com método, com perseverança e com o espírito sobrenatural, ou seja, com o desejo de conhecer, amar e viver a verdade.”
Conhece-te a ti mesmo
“É muito positivo um período de reflexão e revisão, detendo o juízo sobre nós mesmos. Qualquer pequena viagem que façamos para descobrir-nos a nós mesmos, nos aproxima um pouco do cume do saber: ‘Conhece-te a ti mesmo’. E nesse livro podemos ler um pouco cada dia; todos podemos fazê-lo porque o livro está sempre à nossa disposição.”
O livro?
“É útil ter sempre consigo algum livro, para aproveitá-lo nos breves momentos livres. É ajuda preciosa para manter-se em dia e aumentar os próprios conhecimentos.”
Os grandes “por quê”
Em geral os grandes homens não se perguntam: “De onde vim?, para onde vou ?, porque vivo?”. Igualmente sucede em relação aos conhecimentos, às ciências, invenções e descobertas das coisas, que se contenham somente em conhecê-las e possuí-las, não se perguntam: “Quem a fez?, por que me foram dadas?, para que servem?”
Não à mentira!
“Devemos detestar a mentira, a hipocrisia, o engano, a falsidade, em todas as relações com os vizinhos e com os estranhos. Nunca calunies ou exageres… É ofensa a Deus e ruína para nós e os outros: ver as coisas, julgá-las e falar delas de maneira unilateral, errar por incompetência, emitir juízos faltos, suspeitar por leviandade… querer justificar o injustificável em nosso interior e em nossa conduta exterior; deixar-se ofuscar pelas paixões ou permanecer voluntariamente no erro… tudo isto acontece conosco porque não refletimos nem aceitamos ser corrigidos.”

Do livro Caminhar para onde: sabedoria do cotidiano

Oração suplicando a intercessão do Bem-Aventurado Tiago Alberione

Senhor, glorificai na vossa Igreja o bem-aventurado Tiago Alberione. Que ele seja para nós exemplo e intercessor no caminho de nossa santificação e de nosso apostolado. Ajudai-nos em nosso trabalho de evangelização, a fim de que a presença de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, se irradie no mundo por meio de Maria, Mãe e Rainha dos Apóstolos. Concedei-me as graças que agora vos peço…

Pai-nosso. Ave Maria, Glória

Ò Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

São Paulo Apóstolo, rogai por nós.

De todo o pecado, livrai-nos, Senhor.

Quem alcançar graças ou favores por intercessão do Bem-aventurado Tiago Alberione, por favor, comunique por escrito:

Superior Provincial – Rua Francisco Cruz, 199 – Vila Mariana – São Paulo – SP – 04117-091