Blog

03/06/2020

Entrevista com Frei Evandro Mazutti: Ser Irmão Paulino

Frei Evandro Mazutti, 43 anos, 22 anos de vida paulina, é formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Filosofia. Atualmente colabora na missão da congregação como Diretor de Produção e reside na Nova Cidade Paulina em Cotia (SP).

Serviço de Animação Vocacional: Como o senhor conheceu os Paulinos e o que o levou a entrar na congregação?

Frei Evandro: Conheci a congregação através de publicidade vocacional veiculada no jornal Correio Riograndense. Esse periódico dos frades Capuchinhos chegava até a casa de minha família mediante assinatura. Após troca de correspondência e estágios vocacionais creio que o desafio pelo novo e o forte apelo da missão de evangelizar através dos meios de comunicação foram motivações fortes para o ingresso na Congregação dos Paulinos.

Guaraciaba (SC)

SAV: Conte-nos um pouco de suas origens, de sua família, de sua trajetória…

Frei Evandro: Nasci e fui criado na zona rural do município de Guaraciaba (SC). Filho de pai e mãe gaúchos o trabalho na agricultura familiar, principalmente com plantação de milho e criação de suínos e vacas leiteiras era (e é até hoje) a fonte de renda da família. Os anos de frequência à escola, com trajetos sempre percorridos à pé, foram muito importantes para a visão de mundo que desenvolvi ao longo do tempo. Aos 15 anos ingressei no Colégio Agrícola, escola de ensino médio em regime de internato dos Jesuitas, situada em Itapiranga (SC). Nesse período pude cursar o ensino médio concomitante com o curso de Técnico em Agropecuária.

Após estágios e formatura voltei a trabalhar na propriedade da família até o ingresso no Seminário dos Paulinos em São Paulo.

Antigo Seminário Paulino na Rodovia Raposo Tavares Km 18,5 (SP)

Durante toda a infância e juventude a frequência ao Culto Dominical na capela da comunidade, bem como a participação em grupos de jovens eram atividades assíduas em minha vida.

“Os anos de frequência à escola, com trajetos sempre percorridos à pé, foram muito importantes para a visão de mundo que desenvolvi ao longo do tempo.”

SAV: O que o senhor entende por “Discípulo, frei ou irmão Paulino”?

Frei Evandro: No início da Congregação Pe. Alberione via no irmão a possibilidade de trabalho técnico e difusivo, complementando o trabalho do sacerdote que trabalhava mais na redação e criação editorial. Atualmente já não existe essa divisão formal de trabalho, pois tanto o Sacerdote quanto o Irmão podem fazer as mesmas coisas na missão. Diante disso o Irmão é um membro na missão que oferece sua vida sem medir esforços para ajudar a evangelizar, em qualquer campo que seja chamado e que esteja preparado para exercer a missão Paulina.

SAV: No seu discernimento vocacional o que o levou a ser irmão Paulino?

Frei Evandro: O artigo 4 das Constituições e Diretórios da Pia Sociedade de São Paulo diz, dentre outras coisas, que sacerdotes e discípulos professam todos os mesmos votos religiosos, regem-se pelas mesmas normas e participam dos mesmos benefícios espirituais. Considerando essa igualdade dentro da congregação, vejo no irmão a possibilidade de exercer em tempo integral o apostolado Paulino, sem precisar dividir as energias com outros campos da Igreja, que são próprios do sacerdócio. Esse foi um dos fatores, e talvez o mais importante, que me fez decidir pelo caminho do discipulado e não do sacerdócio.

SAV: Quem é Paulo apóstolo na sua caminhada vocacional?

Frei Evandro: Vejo o Apóstolo Paulo como um grande exemplo sobre conversão e trabalho árduo em vista do Evangelho. A conversão nos mostra que sempre é tempo de percebermos que podem existir caminhos melhores para trilhar em nossa vida e que precisamos ter coragem de ajustar os rumos quando necessário.

Já o trabalho vem para nos dignificar e quando se trata de trabalho pelo Evangelho nos coloca em uma posição privilegiada de poder ajudar outras pessoas apresentando uma mensagem magnífica, que é a Palavra de Deus. Juntando esses dois elementos, conversão e trabalho, nos leva a buscar uma preparação constante em vista da missão paulina.

“Vejo o Apóstolo Paulo como um grande exemplo sobre conversão e trabalho árduo em vista do Evangelho.”

SAV: Hoje o senhor colabora na missão da congregação como Diretor de Produção, o que significa isso?

Frei Evandro: Quando pensamos que é na Área de Produção que as publicações tomam forma, deixando de ser um arquivo eletrônico para se tornar uma bíblia, um livro, uma revista, ou um periódico litúrgico, colaborar com isso significa ter enorme carga de responsabilidade. Essa responsabilidade leva em conta o zelo pela estrutura existente, a necessidade de continua atualização que a tecnologia requer e o contínuo envolvimento das equipes de colaboradores. Portanto, ser Diretor de Produção não é apenas um título. Trata-se de ter a responsabilidade de dar a melhor forma aos conteúdos idealizados pela editora a fim de fazer com que o leitor tenha acesso não só ao conteúdo, mas também a uma beleza que envolve esse conteúdo.

SAV: Como distinguir ou unir a vida religiosa com a vida profissional?

Frei Evandro: No meu ponto de vista, levando em conta a nossa missão, vida religiosa e vida profissional tem mais pontos de união do que de distinção. Considerando que precisamos estar sempre em contínua evolução e melhoria, inclusive na forma de evangelizar, ser profissional naquilo que se faz é cada vez mais uma exigência imperiosa. A vida religiosa, por outro lado, nos oferece elementos de equilíbrio para não nos deixarmos cair em um mundo de valores duvidosos, principalmente quando se envolve elementos financeiros.

Portanto, creio que é necessário o equilíbrio entre vida religiosa e vida profissional, de forma a se complementarem em vista de uma melhor realização da missão evangelizadora.

SAV:  Hoje a Paulus Gráfica se encontra em um novo espaço, qual a importância da gráfica para o apostolado paulino; quais são os desafios e vitórias atuais?

Frei Evandro: A gráfica é concebida como ferramenta para produzir as publicações da Paulus em primeiro lugar e ocupar sua eventual ociosidade oferecendo serviços para outras editoras. Nesse sentido a gráfica possibilita que tenhamos em nossas publicações qualidade, prazos e custos controlados internamente, o que nos permite realizar a missão pensando em nossos destinatários mais distantes e mais pobres.

Os principais desafios estão relacionados à exigência contínua de atualização tecnológica e de conhecimentos operacionais, além de estar sempre atento para se ter equipes de colaboradores sempre atualizados. As vitórias, por outro lado, ocorrem quando conseguimos colher frutos de todo o esforço e investimento que a instituição faz em vista da missão. Percebemos isso claramente em nossos periódicos e bíblias, que estão tendo sua apresentação gráfica atualizada, valorizando cada vez mais o conteúdo que fazemos chegar às pessoas.

SAV: Em sua escolha vocacional o que o Senhor diria para os jovens que desejam ingressar na congregação dos Paulinos?

Frei Evandro: Em primeiro lugar eu diria que a missão de evangelizar com a cultura da comunicação é muito desafiadora e ampla e não aceita acomodações. Para colaborar com a missão da congregação dos Padres e Irmãos Paulinos é necessário empenho constante de energia e mente aberta para ver as necessidades da sociedade e assim poder evangelizar da melhor forma possível em cada situação. Enfim, apesar dos desafios constantes é uma missão a qual vale a pena dedicar a vida, pois muitos frutos são colhidos ao longo do caminho.

“Para colaborar com a missão da congregação dos Padres e Irmãos Paulinos é necessário empenho constante de energia e mente aberta para ver as necessidades da sociedade e assim poder evangelizar da melhor forma possível em cada situação.”

 

, , ,