Blog

14/06/2016

Jovens promotores da vida

Por Centro Vocacional

person-723557_960_720“Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota. ” Animados e inspirados pelas palavras do Papa Francisco, os jovens do mundo inteiro são convidados a promover a cultura da vida. Nada de tristeza, ódio, rancor, desânimo ou cara de velório; o negócio é colocar alegria no rosto e acolher o que Deus nos reserva de melhor.

Deus nos ama e enche o nosso coração de alegria. Quem acolhe a alegria de Deus não pode ter cara de luto, mas sim cara de alegria, porque Deus nos contagia e incendeia o nosso coração com uma alegria que não acaba. A alegria que Deus coloca no nosso coração faz com que sejamos vinho novo todos os dias da nossa vida. Tocados e inspirados por essa alegria, os jovens são convidados a levar a todos os ambientes – na família, na escola, no trabalho, nas praças públicas, nos ambientes acadêmicos, nas paróquias – o barulho da alegria. É o testemunho da alegria de vocês que vai fazer florescer a progresso do amor.

O coração do jovem deve ser jovem e deve aspirar por um mundo jovem. O jovem da cidade e do campo deve almejar à construção de um mundo melhor, que começa com a promoção da vida. Isso significa que os jovens que estão nas estradas da vida devem ser protagonistas da mudança, e não meros expectadores de si mesmos. Esses jovens que caminham pelas estradas da vida carregam consigo uma única bandeira, a bandeira da esperança.

Motivados pela esperança, os jovens são convidados a lutar contra a cultura do provisório e do descartável, de que tudo passa e nada fica. Essa cultura está carregada de uma mensagem negativa, pois mostra que os jovens não são capazes de assumir responsabilidades, nem são capazes de amar de verdade. Sabemos que os jovens não são assim, pelo contrário, carregam consigo uma capacidade enorme para transformar a nossa história; para isso, é preciso ter coragem, sobretudo a coragem de ser felizes e testemunhar a todos a alegria do Evangelho.

Queridos jovens, nunca se sintam sozinhos na caminhada, mas tenham sempre a certeza de que Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, é nosso parceiro de caminhada. Nunca desviem o olhar do Mestre, mesmo nos momentos difíceis da caminhada, pois quando enfrentamos juntos os desafios da vida, então é que somos fortes e descobrimos os recursos necessários para permanecermos no caminho como pessoas apaixonadas por Jesus. Saibam que Jesus não chamou os apóstolos para que viessem como estrangeiros para a missão, pelo contrário, chamou-os para que fossem seus amigos.