Blog

24/09/2014

Para que Deus nos chama? E com que finalidade?

Por Igor da Silva Santos - Vocacionado dos Padres e Irmãos Paulinos.

Já me fiz inúmeras vezes essa pergunta! Nunca obtive, no entanto, uma resposta pronta e objetiva. Sempre recorri à oração para que um dia encontrasse esta resposta. Passei oito meses sendo acompanhado por apenas uma congregação religiosa (rogacionistas). Um dia destes, navegando em minhas redes sociais, conheci um pouco a respeito dos Padres e Irmãos Paulinos. Meu coração encheu-se de alegria por ver que as redes sociais também servem pra evangelizar. A partir desse momento, entrei em contato com os Padres e Irmãos Paulinos, por meio do Diácono Roni Hernandes.

A partir deste contato, pretendo conhecer mais a congregação dos Paulinos, seu carisma, seu modo de viver, e me aproximar dessa importante obra de evangelização com os meios de comunicação social. Essa é uma das melhores ferramentas que temos para fazer com que o Evangelho seja levado a todas as pessoas que estão afastadas da Igreja. Dessa forma, aquelas interrogações que inquietavam meu coração e me impulsionavam a discernir o chamado de Deus na minha vida, hoje vão ficando mais claras. Tudo isso aconteceu porque eu busquei respostas na Palavra de Deus!

Sei que não é fácil, no mundo de hoje, tomar uma decisão como a de ingressar no seminário, deixar família, amigos e buscar outra realidade, ressignificando, muitas vezes, sua história de vida. Tenho certeza, porém, de que Deus vai me dar forças para que eu siga em frente com o meu propósito de fazer parte da congregação dos Padres e Irmãos Paulinos. Sou um jovem muito alegre, gosto de conversar e falar de coisas novas e acredito que o carisma Paulino seja um pouco isso. O carisma paulino é jovem e deve ser vivido também por gente jovem, que acredita na felicidade, nas relações e na vida comunitária.

Sou muito grato a Deus pela oportunidade de experimentar o carisma e a espiritualidade dos Paulinos. Meu coração bate muito forte pela missão que os Paulinos desempenham na Igreja com a Bíblia, Liturgia Diária, Liturgia das Horas, folheto O Domingo, Culto Dominical etc. Tudo isso mexe muito comigo. Por isso, a pergunta “para que e com que finalidade Deus nos chama?” foi sendo respondida com critérios sólidos que amadureceram ainda mais a minha vocação.

Sou muito feliz por tudo o que Deus tem realizado na minha vida. Sinto-me feliz desde o momento em que comecei a fazer o acompanhamento vocacional com os Paulinos. O próprio tema da campanha vocacional é bem atrativo: “Senhor, em atenção a tua palavra, vou lançar as redes” (Lc 5,5). Eu me sinto cativado, animado e bem entusiasmado na caminhada vocacional e peço a todos os paulinos que rezem pela minha vocação. Viver o rico carisma dos Padres e Irmãos Paulinos é minha meta e espero conseguir alcançá-la, com a graça de Deus. Que Maria, Rainha dos Apóstolos e Mãe das vocações, nos dê força e nos anime na caminhada de seguir Cristo Mestre, mais de perto.