Blog

13/04/2021

Passos de uma boa caminhada vocacional

1 – Fazer a escolha certa

Alguém poderia perguntar: como ter a certeza de que estou no caminho certo? Existem alguns sinais, entre eles, a alegria, o crescimento, a satisfação, a realização de si mesmo, o desejo de viver cada vez mais…

2- O amor à Palavra de Deus

Sustentar uma caminhada pela Palavra é beber todos os dias desta fonte inesgotável. Ela é a água viva que não provoca sede, porém sacia e responde a todos os momentos da vida.

3 – Aceitar-se

É a capacidade de assumir o que si é. Aceitar as próprias características de personalidade. Quando me aceito mais possibilidades tenho de compreender os outros.

4 – Aprender a trabalhar os próprios limites

Situar limites não é encontrar e identificar a fraqueza, mas prevenir-se contra os erros. Os limites engrandecem o homem.

5 – Aprofundar-se na opção certa

É descobrir as razões que justifiquem sempre mais o caminho escolhido. Saber descobrir as verdadeiras motivações do porque fazemos isto ou aquilo, ajuda a dar confiança à opção.

6 – Enfrentar as crises com ciência, humildade e fé (Mt 14,22-36)

As crises são tempos ricos, se bem canalizados. Tudo depende da forma com uma pessoa se coloca diante delas.

7 – Tornar real a opção

É sinal de sabedoria saver distinguir sempre O que é um sonho, um desejo, de uma realidade.

8 – Purificar as motivações

É exatamente isto: A cada estágio da vida, ou mesmo da própria opção, torná-la mais pura, entender melhor os motivos da própria escolha.

9 – Aprender a recomeçar sempre

Para recomeçar não é necessário abandonar o caminho. Recomeçar é a atitude de quem torna sempre mais criativa a sua opção.

10 – Transparência no caminhar (2Tm 1, 6s)

Caminhar com transparência é caminhar sendo aquilo que se é, assumindo a própria realidade que se optou. Não adianta aparentar uma realidade e depois vive-la de forma diferente. Caminhar sem medo, com os próprios limites e sobretudo sem máscara.

11 – Dizer sim todos os dias

É uma manifestação de uma opção verdadeira e uma demonstração de fidelidade. Revela busca, caminhada e renova a esperança dentro da pessoa.

Adaptado de Permaencei no meu amor – Pe. Mário Pizetta, ssp (Uso manuscrito do Centro Vocacional Paulino)

Contato vocacional:

(11) 992701678

[email protected]

#Paulinos  #vocacional #Padres_Paulinos