Blog

24/03/2021

Paulinos: homens que comunicam o Evangelho

Por David Brendo Silva, Seminarista Paulino

Na cultura da comunicação, nós paulinos devemos anunciar a Deus primeiramente pelo testemunho de vida e depois pelos meios de comunicação mais potentes que a época proporcionar. Necessitamos ser homens que vivem totalmente em Jesus, a ponto de comunicá-lo nos menores detalhes de nossas vidas e, ao mesmo tempo, pelos maiores meios de comunicação social. Eis aí a missão e o desa­fio dos homens da comunicação.

Viver em Jesus Mestre dentro da atual sociedade midiática é nosso primeiro dever enquanto homens da comunicação. E para isso, desde o início da formação, somos orientados a cultivar muito bem o nosso tempo – isso porque cada vez mais surgem novos meios, nos quais temos o desafio de nos inserir, e visto que usar as mídias consome tempo, temos, desde o ingresso no seminário, o empenho de saber otimizá-lo entre quatro atividades que são: a oração, o estudo, o trabalho apostólico e a vida comunitária.  Um exemplo é o modo como cada paulino deve ser consciente na hora de utilizar meios como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter etc. Pois, desde o começo da formação, somos livres para utilizar qualquer meio de comunicação.

 Nosso fundador, o beato Tiago Alberione, já previa esse empenho e dizia que devíamos “chorar pelo tempo desperdiçado”. E ao falar da relevância das atividades que temos enquanto consagrados, no dia a dia, dizia que devíamos ser cheios de Deus a ponto de transpirá-lo pelos poros, ou seja, buscar a santidade para depois comunicar aquele que é o Santo dos Santos. Só assim nossa mensagem poderá chegar de um modo e­ficaz às pessoas. Dado esse princípio de ter intimidade com Jesus, Mestre, Caminho, Verdade e Vida na busca constante da santidade, nosso compromisso será comunicá-lo de modo integral para todas as pessoas, tornando-nos tudo para todos (1Cor 9,22). Portanto, devemos anunciar Jesus Mestre em todos os seus aspectos, o que torna a nossa pregação bem abrangente. Pois, como homens da comunicação, nós paulinos falamos de tudo cristãmente.