Blog

28/06/2016

Somos jovens, muitos jovens, somos Igreja

Por Centro Vocacional

children-479692_960_720Quase três anos após o término da Jornada Mundial da Juventude, as heranças de tão belo momento ainda seguem marcadas na memória das pessoas que participaram desse evento. Uma de modo especial deve sempre nos chamar a atenção. Na missa de encerramento, o Papa falou sobre o serviço que a juventude deve prestar à sociedade: “Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor”.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em pesquisa de 2010, a população jovem representa cerca de 27% do total de pessoas do nossos país. Dentro da Igreja, a quantidade de jovens também deve ser grande e atuante. Por meio dos seus talentos e riquezas, os jovens devem mostrar que a nossa Igreja é jovem. São os jovens que vão introduzir inovação, ânimo e espírito renovado na missão da Igreja.  

Ser jovem cristão não significa apenas estar dentro da faixa dos 15 aos 29 anos de idade; pelo contrário, é assumir o seu espírito jovem em todos os períodos da vida, sendo coerente e atuante como um fiel servidor da Igreja e, ao mesmo tempo, estando atento às necessidades dos tempos, assim como foram os grandes que transformam a nossa história, dentre eles o Bem-aventurado Padre Tiago Alberione.

Somos jovens sim, quando damos nosso sim à missão diária de nossas vidas com coerência, responsabilidade e maturidade. Somos jovens, porque acreditamos no nosso protagonismo e porque podemos fazer a diferença na família, na Igreja, nas relações sociais, na sala de aula, no trabalho etc. Essa é a juventude que vai fazer com que a Igreja seja jovem, dinâmica, criativa, acolhedora e misericordiosa.