Notícias

28/01/2016

Espiritualidade Paulina é tema do segundo dia do Estágio Vocacional

Por Renato Lima e José Vinícius

Na manhã desta quinta-feira (28), deu-se continuidade ao Estágio Vocacional dos Padres e Irmãos Paulinos, na cidade de São Paulo. O encontro conta a presença de dez jovens, vindos das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país.

DSC03306

Na parte da manhã, os jovens rezaram a oração das Laudes, na memória de Santo Tomás de Aquino. Em seguida, Pe. Zolferino Tonon, ssp, conduziu a exposição sobre a Vida Religiosa, focando seus desafios e exigências. O palestrante apresentou a história e desenvolvimento da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, bem como as características fundamentais: a vida religiosa, vida comunitária e a comunicação social. “A característica fundamental de nossa Congregação é sua constante atualização no anunciar da Palavra de Deus, pois tal anúncio jamais se finda”, enfatizou Pe. Tonon.

DSC03282

Ainda pela manhã, Pe. Antônio da Silva, ssp, falou aos jovens sobre a Espiritualidade Paulina, centrada sobretudo na devoção a Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, Maria, Rainha dos Apóstolos e São Paulo Apóstolo. Através de textos, fotos, vídeos e áudios foi possível conhecer um pouco sobre os lugares e momentos importantes na origem da Congregação, além de uma breve, mas profunda, reflexão acerca dos motivos que levaram o padre Tiago Alberione a fundar a Pia Sociedade de São Paulo.

O almoço contou com a convivência alegre e extrovertida entre os membros da comunidade da Cidade Paulina e os vocacionados. Todos comemoraram e celebraram juntos o aniversário do Irmão Evandro Mazzutti, religioso paulino responsável pelo setor de produção da Editora Paulus.

DSC03311

No período da tarde, houve uma sondagem de conhecimentos gerais, aspectos eclesiásticos e religiosos, redação, gramática e interpretação de texto. Com isso, os vocacionados puderam rever e aprofundar os conceitos e aprendizados que trouxeram de suas realidades de origem. Em seguida, em clima de descontração e alegria, os jovens tiveram um momento de esporte, com o objetivo de integração e trabalho conjunto.

DSC03316

No fim da tarde, a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Benedito Antonio, ssp, e concelebrada pelo Pe. Roni Hernandes, ssp. Foi destacado na homilia a importância da luz, que é Cristo, na caminhada vocacional de cada um. Ter claro em nossa vida que luz é esta, faz do caminho mais sereno e tranquilo, como bem já disse o bem-aventurado padre Tiago Alberione: “O Senhor vai acendendo luzes quando vamos precisando delas.” Após o jantar, houve um festival de prêmios conduzido pelo seminarista Rodrigo Moura.

DSC03379