Notícias

13/04/2015

O Rosto da Misericórdia é Jesus Cristo, diz o Papa

Por Centro Vocacional

Inspirado no texto bíblico sobre a incredulidade de Tomé, o Santo Padre fala da misericórdia de Deus e como ele é amável com o seu povo.

tome

Ontem, 12, na cidade do Vaticano, da janela do apartamento pontifício, o Papa Francisco se posicionou para rezar, com os milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, a Oração do Regina Coeli, oração que substitui o Angelus durante o período pascal.

O Sumo Pontífice inspirou as suas palavras na liturgia do dia, ou seja, o II Domingo da Páscoa ou Domingo da Misericórdia. O Papa falou do mistério pascal manifestado em plenitude na pessoa de Jesus, que amava a todos e que foi de encontro à incredulidade de Tomé, mas com amabilidade mostra-lhe suas chagas, sinais de sua paixão, para que o discípulo possa chegar “à plenitude da fé pascal”.

“Tomé é alguém que não se contenta e busca, pretende verificar pessoalmente, ter uma experiência pessoal própria. Após as iniciais resistências e inquietudes, por fim também ele passa a acreditar, mesmo avançando com cansaço. Jesus o espera pacientemente e se oferece às dificuldades e inseguranças do último a chegar”, ensina o Santo Padre.

O Papa ainda explica sobre a bem-aventurança dos que creram sem ver, e afirma que a primeira a fazer esta experiência é a Virgem Maria. Jesus vai ao encontro dos discípulos para atender a exigência do discípulo incredulo, e é a ele que Jesus se remete: “Coloca aqui o teu dedo e olha as minhas mãos” (Jo 20,27).

“Ao contato salvífico com as chagas do Ressuscitado, Tomé manifesta as próprias feridas, as próprias lacerações, a própria humilhação; no sinal dos pregos encontra a prova decisiva de que era amado, esperado, entendido. Encontra-se diante de um Messias pleno de doçura, de misericórdia, de ternura. Era ele o Senhor que buscava nas profundidades secretas do próprio ser, pois sempre soube que era assim. Era aquele Senhor que Tomé procurava e por isso exclama: ‘Meu Senhor e meu Deus’ (Jo 20,28)”. Com isto, o Santo Padre considerou que somos convidados a contemplar as chagas do Ressuscitado da Divina Misericórdia. “Tomé pode tocar o Mistério pascal que manifesta plenamente o amor salvífico de Deus, rico de misericórdia. O Rosto da Misericórdia é Jesus Cristo. Tenhamos o olhar voltado para Ele. E que a Virgem Mãe nos ajude a sermos misericordiosos com os outros como Jesus é conosco”, afirma.

________________________________

Oração do Regina Coeli

V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!

R. Porque Aquele que merecestes trazer em vosso ventre, Aleluia!

V. Ressuscitou como disse, Aleluia!

R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!

V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!

R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos: Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo Senhor nosso. Amém.