Notícias

03/10/2014

Outubro é considerado o Mês das Missões para a Igreja Católica

Por Gaudiumpress

O mês de outubro está caracterizado na Igreja Católica entre outras razões pelo impulso renovado à atividade missionária, que começa com a memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, que é a Padroeira das Missões e que terá como ápice a celebração da Jornada Mundial das Missões no terceiro domingo do mês.

O Papa Francisco descreveu o sentido desta comemoração anual durante a abertura da edição anterior da Jornada. “Hoje em dia há muita gente que não conhece a Jesus Cristo”, advertiu o Santo Padre. “Por isso é tão urgente a missão ad gentes, na qual todos os membros da igreja estão chamados a participar, já que a igreja é missionária por natureza: a igreja nasceu ‘em saída'”. Por isto, explicou, a Igreja nos cinco continentes se une “com orações e gestos concretos de solidariedade para ajudar as igrejas jovens nos territórios de missão. Trata-se de uma celebração de graça e de alegria”.

“Outubro foi eleito como mês missionário, para comemorar o descobrimento do continente americano, que abriu uma nova página na história da evangelização”, explicou por sua vez a Fides, agência informativa das Obras Missionárias Pontifícias. “Em grande parte do mundo, a Igreja Católica celebra outubro como o ‘Mês das Missões’, utilizando os muitos subsídios que as Direções Nacionais das Obras Missionárias Pontifícias preparam para recordar o dever de todo batizado a cooperar na missão universal da Igreja com a oração e o apoio econômico”.

Neste ano, a Jornada Mundial das Missões coincide com o encerramento da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família e com a beatificação do Papa Pablo VI.