Notícias

01/06/2020

Preparação para profissão perpétua dos Juniores Paulinos

Por Serviço de Animação Vocacional

Na tarde do dia 25 de maio, às 16h, iniciou-se o primeiro encontro de formação de preparação à profissão perpétua dos juniores paulinos, que neste ano acontecerá no Brasil, devido à pandemia que tem assolado nosso país e todo o mundo.

A programação formativa de preparação para a profissão perpétua foi elaborada em diálogo com o Secretariado Internacional da Formação (SIF), tratando de conteúdos ligados à capacitação humana, cristã, religiosa e paulina. Como oração de abertura, todos rezaram juntos o “Pacto” ou “Segredo de êxito”, oração que para os paulinos serve de apoio em todas as adversidades. Após a oração, foi aberta a palavra para que cada um dissesse quais são as suas perspectivas, anseios e desejos para este momento em suas vidas.

No encontro de abertura, o Superior Provincial relembrou alguns princípios fundamentais da vida religiosa, que precisa ser levada de modo adulto e responsável, o que só é possível com equilíbrio humano e cultivo de si mesmo. Destacou a importância de que cada pessoa tenha e leve a sério um projeto de vida, em consonância com os compromissos assumidos.

Nos dias de 29 a 31 de maio, Pe. Claudiano Avelino dos Santos conduziu a primeira convivência do grupo, tendo por tema “A antropologia cristã como base da formação religiosa”. Ao longo de seis meses estão previstos 14 encontros de convivência, nos quais os que se preparam para a profissão perpétua estudarão temas humanos, cristãos e paulinos, bem como terão momentos de espiritualidade para tomar com liberdade este passo significativo que é a profissão religiosa perpétua.

Os juniores que estão se preparando para a profissão perpétua são:

Deivid Rodrigo dos Santos Tavares, 35 anos, natural de Aracaju-SE, nascido no dia 17 de março de 1985. Filho de Francisco de Assis Cordeiro Tavares e de Maria Rosângela dos Santos Tavares, ingressou na Pia Sociedade de São Paulo em janeiro de 2011, fazendo o seu noviciado no ano de 2014, em Medellín (Colômbia) e emitindo os primeiros votos religiosos no dia 18 de janeiro de 2015. Deivid é bacharel em Engenharia de Pesca, pela Universidade do Estado da Bahia, bacharel em Teologia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, e mestrando em Teologia, com concentração em Liturgia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, Deivid exerce a missão entre os paulinos de Animador Vocacional Provincial.

Francisco das Chagas dos Santos Galvão, 34 anos, natural de Viçosa do Ceará. Ingressou na Congregação em janeiro de 2012. Desenvolveu apostolado, na Congregação, nas seguintes áreas: redação, web-rádio, produção de vídeo, pastoral universitária FAPCOM. Possui graduação em Teologia pela Faculdade São Bento de São Paulo e mestrado em Comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Pensamento de padre Alberione que sempre o inspirou: “Quem não é tão forte para suportar com paz e amor uma cruz, quem não tem a força para vencer uma dificuldade, quem não persevera e, caído, rechaçado, não volta ao ataque, não pode apoderar-se do céu, porque este está no alto e, portanto, tem de subir os montes da penitência, das cruzes, do calvário para chegar a ele”.

João Paulo da Silva, 30 anos, natural de Arcoverde-PE. Filho de João Sebastião da Silva (falecido) e Maria José da Silva. Ingressou na Pia Sociedade de São Paulo em janeiro de 2011. Professou os primeiros votos, nesta Congregação, no dia 22 de janeiro de 2017. É graduado em Filosofia pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Mario Roberto de Mesquita Martins, natural de Cantanhede-MA. Nasceu no dia 9 de março de 1987. Ingressou na Pia Sociedade de São Paulo no dia 22 de janeiro de 2012, na comunidade do propedêutico em Campinas-SP. É graduado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA) e Teologia pela Faculdade de São Bento de São Paulo, e mestrando em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Patrick Richard Mamona Ngoma, nascido em Tshela, em 26 de novembro de 1988, na República Democrática do Congo. Filho de Marie Victorine Banfuanga Ngoma e Achilley Ngoma Mbungu. Junior paulino, mora na comunidade Paulo Apóstolo. Ingressou na congregação no dia 8 de novembro de 2008, em Kinshasa. Fez a primeira profissão no dia 8 de setembro de 2013, em Lubumbashi, na República Democrática do Congo. Graduado em Filosofia (2012), em Teologia (2016) em seu país de origem, e em Comunicação Multimídia pela FAPCOM (2019).

, , ,