Notícias

26/07/2016

Rádio: a tecnologia que ultrapassa os tempos a favor da fé

Por Centro Vocacional

vintage-1216720_960_720Você sabe quando o primeiro rádio foi criado? Provavelmente não. Essa invenção foi realizada por Henrich Rudolph Hertz, que em 1887 conseguiu demonstrar o princípio da propagação radiofônica, por meio de seus experimentos. As ondas propagadas são conhecidas ondas hertzianas e são medidas em hertz. O tempo passou, muita coisa evoluiu e aconteceu, e o rádio acompanhou todos esses períodos de forma direta, sendo utilizado como verdadeiro mecanismo de evolução social. No Brasil, teve seu tempo áureo de 1930 ao final dos anos 1950. Na época, junto com o jornal impresso, era o principal mecanismo de comunicação social de nosso país.

Um meio de comunicação tão eficiente como esse não poderia deixar de ser utilizado pelas religiões. Na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, EUA, em 1921 aconteceu o primeiro programa cristão da história do rádio. Embora houvesse considerável ceticismo da parte dos cristãos norte-americanos a respeito da novidade, a emissora KDKA continuou a transmitir o programa periodicamente, ficando o fato como um marco na história do rádio. Deve ser reconhecida a sua importância como um forte mecanismo de evangelização, transpondo todas as barreiras para que a mensagem chegue o mais longe possível.

Hoje em dia, as transmissões radiofônicas assumem características completamente novas, haja vista a sua interligação direta com a tecnologia que propicia considerável melhoria nas transmissões e concepções de roteiro, o que vale também para as rádios católicas, hoje amplamente difundidas em nosso país, abrangendo os estados de forma importantíssima e vital para a fé do povo. Também nós, padres e irmãos paulinos, estamos inseridos nesse campo apostólico com a Rádio Paulus, que representa um importantíssimo meio de propagação para a nossa fé. Aliada à tecnologia, a rádio pode ser ouvida no site ou em aplicativo para Android e iOs, encontrando-se já amplamente difundida como um importante veículo de comunicação católica de nosso país.