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17/02/2020

Dircom apresenta as 5 tendências que irão marcar o futuro da comunicação

Por Fundacom

A 22ª edição do Anuário da Comunicação destaca a importância da Inteligência Artificial, Pós-verdade, Comunicação Visual, Management e Marketing-Comunicação.

A Associação de Diretores de Comunicação, Dircom, apresentou em Madri o Anuário da Comunicação 2018. Nesta 22ª edição foram identificadas cinco tendências que irão marcar o futuro do setor: Inteligência Artificial, Pós-Verdade, Comunicação Visual, Management e Marketing-Comunicação.

A abertura da conferência esteve a cargo de Montserrat Tarrés, presidenta da Dircom, que ressaltou que “em uma época de contínua e acelerada mudança, o Anuário traz as tendências-chave para ajudar a interpretar as mudanças pelas quais o setor está passando”.

Em seguida, Sebastián Cebrián, CEO da Dircom, apresentou o ‘Estado da Comunicação na Espanha’, o estudo que a Associação realiza periodicamente para refletir a evolução da profissão nesse país.

“O perfil médio do dircom na Espanha hoje em dia é o seguinte: mulher, com idade entre 30 e 45 anos, que estudou jornalismo e realizou um mestrado em comunicação, com mais de 10 anos de experiência e um salário médio entre 40 e 60 mil euros”, ressalta Cebrián.

Inteligência artificial

Para a grande maioria das empresas, a adoção da Inteligência Artificial ainda é incipiente. O estudo da SAS, consultoria especializada em soluções de análise e gestão de dados, feito em mais de 100 grandes empresas europeias, destaca que a Inteligência Artificial será positiva para o desenvolvimento dos negócios.

Embora estejam se tornando mais frequentes e existam muitas plataformas que já estão gerando suas notícias de forma automatizada com social bots, na Europa apenas 15% das organizações usam ou planejam usar em 2018 social bots, que são vistos como um ameaça para os debates públicos e para a reputação das organizações.

O evento contou com a presença de Isabel Fernández, Managing Director and Lead of Advanced Analytics Iberia de Accenture, que observou que “a Inteligência Artificial já está em nossas vidas e contribuir para a personalização de conteúdos é uma de suas principais capacidades”.

Pós-verdade

As fake news ou notícias falsas são uma preocupação real; 77% dos espanhóis estão preocupados com as notícias falsas e como elas afetam a opinião pública. Espanha, Argentina, Indonésia e México são os países mais preocupados do mundo com essa questão, de acordo com o relatório da Edelman. Diante dessa situação, buscam-se fontes críveis e nas quais se possa confiar. Os diretores, os CEOs e os órgãos oficiais melhoram sua credibilidade, ainda que permaneçam sendo os menos críveis.

Nessa tendência, Carolina Pina, corresponsável da área de Telecomunicações e Mídia da Garrigues, destacou que “combater a pós-verdade é verificar as fontes e quais são seus interesses. Para não prejudicar nossa reputação, é essencial adotar medidas preventivas contra as fake news“.

Comunicação visual

A Comunicação Visual é outra das tendências que também está se impondo; 33% da população veem diariamente mais de 30 minutos de vídeos on-line. E aumentou em 90% em relação a 2016 o número de assinantes de canais de internet para assistir séries, filmes ou canais de TV por assinatura.

Essa nova realidade está fazendo com que cada vez mais o marketing de conteúdos seja expresso através de formatos visuais como vídeo, e espera-se que, em 2019, os vídeos representem 80% do conteúdo gerado na internet.

Para complementar esses dados, contou-se com a participação de Raúl Berdonés, CEO do grupo Secuoya, que revelou que “quando o usuário encontra conteúdo interessante, ele se envolve com a marca que está por trás. É uma oportunidade de ouro para compartilhar nossos valores”.

Management

Diversos estudos, relatórios e a realidade do dia a dia apontam que os responsáveis pela Comunicação devem cada vez mais dominar os aspectos de gestão da empresa. A gestão econômica está relacionada a quatro das dez principais habilidades que deverá ter o dircom de 2020. Da mesma forma, entre os 5 temas mais importantes, estão também a construção e manutenção da reputação da empresa.

Para complementar essa tendência de management, José Manuel Velasco, presidente da Global Alliance for Public Relations and Communications Management, determinou que “não há liderança sem comunicação”, e que um líder deve estar sempre a serviço de sua equipe, ser visto, manter relacionamentos e uma história significativa e estar preparado para a ação.

Marketing-comunicação

A última tendência deste Anuário nos indica que o binômio de comunicação/marketing evoluiu com as necessidades das empresas. Globalmente, de acordo com o Global Communication Report, um em cada 4 dircoms está integrado à gestão de Marketing. E 87% dos entrevistados acreditam que nos próximos anos essa integração será maior.

No entanto, na Espanha não ocorre a mesma situação que em nível global, já que apenas 5% dos dircoms são integrados ao departamento de Marketing. Neste estudo, afirma-se que, apesar de ser necessária uma boa colaboração entre comunicação e marketing, é essencial que a direção de Comunicação tenha suas próprias funções bem definidas para atingir o bom funcionamento das organizações e alcançar os objetivos planejados.

Nesta questão, Patricia Leiva, diretora de Relações Institucionais, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade de Mahou San Miguel, sublinhou que “com mensagens coerentes e consistentes entre as estratégias de ambas direções e um mesmo propósito, conseguiremos o sucesso das empresas”.

O evento teve como mestre de cerimônias Álvaro Rodriguez, diretor de Comunicação da Dircom, que teve uma simpática conversa com um ‘protótipo’ virtual e hipotético de Inteligência Artificial virtual, Diri, interpretada por Gabriela Pomi, responsável pelo Design Gráfico da Associação.