Blog

28/03/2022

Venerável Majorino Vigolungo, modelo de adolescente comunicador

Por Paulo Machado, Seminarista Paulino

 

A 6 de maio de 1904, na cidade de Benevello, norte da Itália, nascia Majorino de uma família de trabalhadores rurais. Entre suas virtudes, como a dedicação aos estudos, ao trabalho, à oração e à boa convivência com seus colegas, destacavam-se a inteligência e a bondade.  Tendo crescido num ambiente familiar de grande religiosidade, inspirado pelo exemplo de seus pais e a orientação do seu pároco, Majorino acolheu a graça de Deus com generosidade e entusiasmo, submetendo-se à obra sublime do Espírito Santo em sua vida.

Ainda criança, com apenas 6 anos de idade, encontrou-se com o Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, fundador da Família Paulina. Solícito em responder ao chamado de Deus, ingressou na Pia Sociedade de São Paulo (Padres e Irmãos Paulinos) no dia 15 de outubro de 1916, com apenas 12 anos de idade. Para evitar a mediocridade e crescer na virtude, comprometeu-se a realizar o seguinte programa de vida: “Progredir um pouquinho a cada dia” na vida paulina. Foi fiel a esse propósito até à morte, conseguindo progressos admiráveis na virtude e no apostolado da boa imprensa, o atual apostolado da comunicação social.

Em julho de 1918, com 14 anos de idade, foi acometido por uma meningite fulminante. Para o espanto de todos, quando o Pe. Tiago Alberione lhe perguntava se desejava ficar curado ou ir para o céu, ele respondia: “Quero cumprir a vontade de Deus”. Apesar de tão jovem, ofereceu sua vida pela nascente Família Paulina e pelo seu apostolado no mundo. Era sábado, 18 horas do dia 27 de julho de 1918, quando Majorino veio a falecer na sua terra natal, Benevello, assistido pelo Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione. As suas últimas palavras foram: “Cumprimente a todos os meus companheiros; diga-lhes que rezem por mim e que nos encontraremos todos no céu”.

No dia 28 de março de 1988,  o Papa  São João Paulo II assinou o decreto sobre a heroicidade de suas virtudes, declarando-o venerável. Majorino é considerado patrono dos Aspirantes Paulinos, modelo de adolescente e apóstolo da comunicação social.

Você, jovem, que também deseja cumprir a vontade de Deus em sua vida, venha ser um religioso paulino e anunciar Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida na cultura da comunicação!