Blog

19/05/2014

Evangelização nas Redes Sociais

Por Alexandre Schiavenin – Vocacionado dos Padres e Irmãos Paulinos

Evangelizar, nos dias de hoje, trata-se do desafio de levar pessoas ao encontro direto com Deus. Os missionários são chamados a possibilitar esta conexão entre o povo e Deus. Qual será a nossa resposta diante disso? O próprio Cristo nos diz: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

Os meios de comunicação derrubaram todas as barreiras geográficas e étnicas e hoje é comum nos inteiramos quase que instantaneamente dos acontecimentos do mundo. Devemos nos valer desses meios para anunciar a Palavra de Deus.

O digital não é uma simples extensão da própria existência, mas uma parte integrante da vida, o que se reflete na “hiperconexão” de milhões de pessoas em todo lugar e a qualquer momento. Os missionários são enviados a anunciar a Boa-Nova. O impulso dessa missão vem de Deus. Nesse sentido, já nos dizia São Paulo: “Ai de mim se não pregar o Evangelho” (1Cor 9,16).

O grande encontro passa pelos pequenos encontros que os missionários são chamados a possibilitar na conexão com Deus fora do ambiente digital. O papa emérito Bento XVI nos ofereceu algumas orientações práticas de co01mo utilizar as redes sociais com sabedoria. Ele claramente indicou que, muitas vezes, a mensagem do evangelho é mal apresentada: “Às vezes, a voz discreta da razão pode ser abafada pelo rumor de excessivas informações, e não consegue atrair a atenção que, ao contrário, é dada a quantos se expressam de forma mais persuasiva”[1] (n. 4). E o Papa conclui dizendo que “mesmo no ambiente digital, onde é fácil que se ergam vozes de tons demasiado acesos e conflituosos e onde, por vezes, há o risco de que o sensacionalismo prevaleça, somos chamados a um cuidadoso discernimento”[2] (n. 8). Diante disso, coloquemo-nos a serviço, pois ainda temos um longo caminho a percorrer (cf. 1Rs 19,7b).

 

[1] Mensagem do papa Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

[2] Idem.