Blog

06/10/2021

O Rosário nos pensamentos do Bem-aventurado Tiago Alberione

A oração na qual o Pe. Alberione certamente mais se entreteve durante sua vida foi o rosário; seus últimos anos, sobretudo, foram precisamente uma longa e ininterrupta sequência de rosários. Durante a agonia não cessou de mover os lábios recitando o rosário entre os dedos. Na passagem para o repouso e a expectativa da ressureição levou nas suas mãos o terço, instrumento mais querido de sua vida. Jamais se cansou de educar aos filhos e filhas de sua congregação uma intensa prática do rosário. Escreveu várias vezes acuradas sugestões para a meditação cuidadosa e variada dos mistérios, com indicações do conteúdo, intenções possíveis para os diversos níveis de orantes …

Um grande segredo

“Maria realmente é nossa esperança. Espero que durante o mês de outubro todos sejam ainda mais fervorosos na devoção do rosário. A recitação inteira seja considerada como grande meio de progresso e não menos grande segredo de alegria força e luz. Que Maria forme outros Jesus em nós, conceda santos à congregação” (CISP, 108)

Uma coroa de louvor

“Existirá devoção mais excelente do que esta? É uma coroa de louvor na qual a oração dominical, a mais bela oração, ensinada diretamente por Jesus, ocupa o primeiro lugar. Segue-se a ave-maria, tantas vezes repetida oração que recorda à Virgem bendita os dois máximos privilégios, a saber a Imaculada conceição e a maternidade divina. Toda ave-maria é,  portanto, um louvor que deve elevar-se à Virgem como perfume suave. O glória ao Pai, que fecha cada dezena de ave-marias, é ato de ação de graças à Trindade Santíssima pelo imenso benefício da encarnação e da redenção. Enfim, os mistérios sobre os quais se detém a meditação, são os acontecimentos mais importantes da vida de Jesus e de Maria, que nos recordam a redenção e a salvação e nos estimulam ao amor a Cristo e a sua Mãe e ao seguimento de seus exemplos. Aí está por que o rosário tem de ser sumo agrado à Virgem.” (FdM, 179-80)

Jesus e Maria unidos

“Os mistérios relativos a Jesus entrelaçam-se tão perfeitamente com os atinentes a Maria que demonstram de modo admirável a união entre Jesus e Maria, exatamente como Deus a quis. Nos mistérios do rosário consideramos todos os privilégios com os quais Deus exornou Maria Santíssima.” (Pr RA, 181)

Arma vital

“Com o rosário está em vosso poder alcançar todas as graças de que precisais: portanto, ela será para vós uma oração que pode suprir muitas outras, sobretudo agora que vos tornou difícil de dispor regularmente de funções litúrgicas.

Intensa seja a vossa fé, pois ainda que vos achásseis no deserto, Cristo ali estaria; o que importa não é praticar esta ou aquela virtude, pois santifica-se quem pratica a caridade.

Feliz quem saber amar a Jesus sem procurar satisfações, mas cumprindo tão-somente a vontade de Deus. A santidade é o amor ao Senhor!

Mediante Nossa Senhora, o amor a Cristo fortifica-se. Estou persuadido de que se na paróquia se difundisse a prática do rosário e se vós mesmas fizésseis dele arma vital, surgiriam almas de escolhidos.

Introduzir o costume do rosário significa assegurar a salvação eterna às almas, e se vós o recitardes bem suprireis as não poucas coisas.

Às almas devotas do rosário não falta sabedoria celeste, inocência e bom espírito.

Com o rosário florescerá vossa família, vereis reinar a paz, a concórdia e a observância religiosa; pedi com o rosário todas as graças necessárias para exercer bem o apostolado, sobretudo o catecismo. Necessitais de tantas coisas, de tudo; com o rosário, Nossa Senhora dar-vos-á tudo.” (SOR, 37)

Oração para todos

“Oração fácil, frutuosa para todos. Podem recitá-la a criança, o operário, o camponês, a jovem, o papa, meditando cada qual segundo a própria condição, instrução e piedade; ninguém porém, nem mesmo os grandes doutores, conseguirá explorar toda a sabedoria e a piedade que encerra.” (BM, 394)

Fonte: Mensagem Mariana do Pe. Alberione, Pe. João Roatta, p. 211-215

Siglas

CISP – CARISSIMI IN SAN PAOLO

FdM – FESTE DI MARIA

Pr RA – PREDICAZIONE REGINA APOSTOLORUM

SOR –  ALLA SORGENTE – Às fontes, São Paulo, 1970 (Pastorinhas)