Blog

29/06/2015

A solenidade de Pedro e Paulo

Por Padre Roni Hernandes, Sacerdote Paulino

“Renovemos nossa caminhada de fé, nosso compromisso com a vida cristã à luz do testemunho apostólico desses apóstolos para realizarmos hoje a missão que Jesus confiou a eles e também a nós.”

saopaulomat

No dia 29 de junho, celebramos a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Como bem sabemos, esses dois grandes apóstolos são conhecidos como as colunas mestras da nossa Igreja. De fato, todos testemunharam com a própria vida o amor por Jesus Cristo e pelo seu Evangelho. O que podemos dizer do apóstolo Pedro? Na verdade, Pedro representa a unidade da Igreja e o pastoreio universal das ovelhas do rebanho do Senhor. Esta foi a missão por ele recebida do próprio Jesus: “Tome conta das minhas ovelhas” (Jo 21,16a). Pedro recebe a missão de cuidar das ovelhas. Assim como Pedro, nós também temos a missão de cuidar das pessoas. Em nossas comunidades, nós representamos esse apóstolo quando acolhemos bem as pessoas que chegam as nossas comunidades.

O verdadeiro pastor é aquele que segue os ensinamentos de Jesus, colocando-se a serviço da comunidade e sendo capaz de amá-lo sempre. Pedro realiza bem a sua missão porque mesmo tendo recebido a missão de cuidar das ovelhas, ele compreende que o verdadeiro pastor é Jesus. A fidelidade a Jesus Cristo e a suas obras é que vai fazer com que sejamos fieis à missão que nos foi confiada. Com isso, o apóstolo Pedro nos faz compreender que o essencial da nossa vida é fazer parte da comunidade dos discípulos seguidores de Jesus Bom Pastor, que cuida das suas ovelhas e não quer que nenhuma delas se perca pelo caminho.

O que podemos dizer do apóstolo Paulo? São Paulo representa uma Igreja em saída, pois ele é o apóstolo que faz com que o Evangelho seja anunciado para além dos limites geográficos e estruturais. Ele mesmo reconhece que esta foi a missão recebida de Jesus e, por isso, sua missão torna-se ardorosa e incansável. À medida que Paulo avança com o anúncio do Evangelho, cresce também os desafios no caminho, principalmente por parte daqueles que não querem a transformação da sociedade, a propagação da paz. Mas o apóstolo Paulo torna-se um missionário irresistível, imbatível na missão e não se curva diante dos problemas, porque sabe que aquele que o enviou é mais forte do que seus adversários.

Olhando atentamente para esses dois apóstolos, Pedro e Paulo, nos deparamos com duas figuras que contribuíram muito para a missão da Igreja. Com estilos diferentes, os dois congregaram a única família – a família de Cristo. Eles foram homens que não mediram esforços para trabalhar pelo Reino de Deus. Não podemos esquecer que a solenidade de Pedro e Paulo nos coloca em sintonia com o sucessor de Pedro – papa Francisco. Por meio de sua missão, o Papa representa a missão desses dois apóstolos na vida da Igreja. Por isso, a missão do Papa Francisco é fazer com que a Igreja mantenha viva a ação missionária em todas as partes do mundo. Rezemos pelo nosso Papa, para que ele possa exercer a sua missão iluminado e inspirado pelos apóstolos Pedro e Paulo.

Nosso fundador, bem-aventurado Padre Tiago Alberione, também se inspirou no apóstolo Paulo. Por isso, nós, Padres e Irmãos Paulinos, que temos na Igreja o carisma de viver São Paulo hoje, a fim de oferecer ao mundo Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida, através do apostolado da comunicação social, o consideramos o apóstolo Paulo, como nosso pai. São Paulo é nosso pai. A missão evangelizadora não é obra apenas de projetos humanos, pelo contrário, ela é fruto da graça de Deus confiada a muitas pessoas. Assim, como foi confiada aos apóstolos Pedro e Paulo, Padre Alberione também recebeu a missão de fazer alguma coisa pelas pessoas no novo século e só foi capaz de realizar esta missão porque compreendeu que a mão de Deus estava sobre ele. Cabe a nós, Paulinos, inspirados pelo apóstolo Paulo, darmos continuidade nesta missão que nos foi confiada por Deus.

Que a solenidade de São Pedro e São Paulo nos ajude a permanecer unidos com o testemunho de vida destes apóstolos, que deram a vida por Cristo. Renovemos nossa caminhada de fé, nosso compromisso com a vida cristã à luz do testemunho apostólico desses apóstolos para realizarmos hoje a missão que Jesus confiou a eles e também a nós. Que tenhamos a sabedoria necessária para seguirmos o exemplo destes dois apóstolos que nos deram as primícias da fé.