Blog

13/05/2016

Mês de maio, mês de Maria

Por Centro Vocacional

inicial_maria

Tradicionalmente, o mês de maio é para a Igreja um tempo dedicado a Maria, nossa querida Mãe. Por essa razão, nesta época intensificam-se as atividades em torno das comunidades católicas, com a reza do terço, coroações, peças teatrais, visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida às famílias e romarias para o santuário da Mãe Aparecida. Mulheres, homens, jovens e crianças aproveitam essas atividades para fazer do mês mariano o Rosário vivo de nossa querida Mãe, Maria.

É bonito ver como o povo de Deus se organiza para celebrar o mês mariano. O que move a fé do povo de Deus é a certeza de que Maria, mãe de Jesus e nossa querida mãe, está presente em cada família. Nos mistérios do terço, ela nos ensina a comtemplar o mistério da vida do seu próprio filho, Jesus Cristo. Maria sempre nos fala de Jesus, do seu nascimento, da sua morte e da sua ressurreição.

Maria desperta em cada família o espírito missionário, pois no mês de maio as dioceses, paróquias, cidades, vilas, bairros, colégios, empresas, tornam-se lugares não só do acolhimento da imagem de Nossa Senhora e da reza do terço, mas também do comprometimento para com o outro. Por isso, nessa ocasião, são realizadas muitas visitas às famílias, enfermos, hospitais etc.

É bom ressaltar que o mês mariano também está em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia e, por isso, somos chamados a redescobrir, na reza do terço, nas coroações, nas peças teatrais, na visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida às famílias e nas romarias marianas, o rosto misericordioso de Jesus, que não mediu esforços para acolher as pessoas em seu meio. Todos esses eventos tornam-se a manifestação pública não só da devoção mariana, mas também da misericórdia de Deus.

Rezemos para que o povo de Deus continue louvando a Maria, sobretudo para que os movimentos marianos ocupem os meios acadêmicos, as praças públicas, as catequeses, as comunidades, as famílias, as paróquias. Que esses eventos possam fortalecer a fé do nosso povo e nos ajude a compreender que Maria nos leva ao seu filho de Jesus. Que Maria, mãe de todas as vocações e primeira discípula, nos anime, encoraje, acompanhe e nos abençoe em nossa e missão.