Blog

26/11/2015

Os filhos de Alberione celebram a memória de seu fundador

Por Padre Roni Hernandes, Sacerdote Paulino

“Trata-se do dia em que celebramos a memória do nosso fundador, Bem-aventurado Tiago Alberione, que nasceu no dia 4 de abril de 1884, em Alba, Itália.”

albermat

Para nós, Padres e Irmãos Paulinos, e para toda a Família Paulina, o dia 26 de novembro é um dia muito especial. Trata-se do dia em que celebramos a memória do nosso fundador, Bem-aventurado Tiago Alberione, que nasceu no dia 4 de abril de 1884, em Alba, Itália. Este é um dia oportuno para entrarmos em sintonia com um homem que sentiu fortemente o chamado de Deus. Ingressou no seminário, e, com seriedade, foi se preparando para uma futura missão. Embora tivesse uma saúde muito precária, conseguiu ser um homem de intensa atividade apostólica. Foi também capaz de profunda contemplação durante os longos anos de sua existência terrena.

Além da congregação dos Padres e Irmãos Paulinos; Padre Tiago Alberione fundou as seguintes congregações: Irmãs Paulinas; Irmãs Discípulas do Divino Mestre; Irmãs Pastorinhas, Irmãs Apostolinas. Também fundou quatro institutos de vida secular consagrada: Jesus Sacerdote, Santa Família, Nossa Senhora da Anunciação, São Gabriel Arcanjo. E fundou ainda os Cooperadores Paulinos. Em resumo, são dez instituições que, juntas, compõem o espírito da Família Paulina, unidas pela mesma espiritualidade centrada em Cristo Mestre Pastor, Caminho, Verdade e Vida.

Padre Tiago Alberione não só deu início às várias congregações, como também cuidou de todo o processo para o reconhecimento oficial por parte da Igreja. Assistiu, bem de perto, a cada uma delas, levando, com sua presença, o confronto e o encorajamento, principalmente nos primeiros tempos em que as dificuldades eram companheiras inseparáveis.

Dotado de uma impressionante visão de futuro, Alberione percebeu, no início do século XX, que era preciso fazer alguma coisa pelos homens e mulheres do novo tempo. De que modo fazer isso senão com os meios de comunicação? Desde que se convenceu dos benefícios que os meios de comunicação social podiam trazer para as pessoas, Alberione não sossegou até que fosse realizado o seu grande projeto: “era preciso usar a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão, enfim, qualquer meio moderno criado pelo progresso humano, para atingir o maior número de pessoas”.

Como podemos ver, todo o dinamismo do Pe. Tiago Alberione só se explica pelo constante e intenso contato com Deus, sua confiança na proteção do apóstolo Paulo e de Maria, Rainha dos Apóstolos. Na verdade, o que fica para nós da história de Alberione é que em alguns momentos da história Deus vai escolhendo pessoas para serem suas ferramentas na construção de grandes obras que revelam a grandeza do amor que tem pela humanidade. Não tenho dúvida de que Tiago Alberione foi um desses escolhidos. Foi um pincel nas mãos do artista, como ele mesmo se definiu.

O Bem-aventurado Tiago Alberione partiu para a casa do Pai no dia 26 de novembro de 1971 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 27 de abril de 2003. Sua ousadia, coragem, persistência e ensinamentos, permanecem vivos entre os seus filhos. Ele continua vivo em cada parte do mundo, onde estão presentes os membros da Família Paulina que comungam do seu grande ideal: “Viver e anunciar Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida com os meios de comunicação social”.