Notícias

09/06/2015

A identidade cristã se mostra no testemunho, ensina o Papa

Por Centro vocacional, com Rádio Vaticano

O cristão é chamado a não se perder pelos caminhos da mundanidade e ser sinal de fé para todo o mundo.

card-mat

Na manhã de hoje, 9, na cidade do Vaticano, ao celebrar a missa na Casa Santa Marta, com os Cardeais componentes do Conselho para a reforma da Cúria; o Papa Francisco chamou a atenção para a preservação da identidade cristã e a necessidade de render-se ao Espírito Santo para que ele conduza a vida de cada um.

A homilia foi desenvolvida a partir das palavras de São Paulo aos Coríntios, quando fala justamente da identidade dos discípulos de Jesus. “Para chegar a esta identidade cristã, Deus nos fez percorrer um longo caminho de história até o envio do seu Filho”.

O Santo Padre fala da condição de pecadores que todos os homens têm, mas ensina que se deve confiar em Cristo, pois ele é que tem a possibilidade de reerguer a todos: “Também nós devemos percorrer na nossa vida um longo caminho, para que esta identidade cristã seja forte a ponto de podermos oferecer um testemunho. É um caminho que podemos definir como da ambiguidade à verdadeira identidade”.

E continua: “É verdade, o pecado existe, e o pecado nos faz cair, mas nós temos a força do Senhor para nos levantar e prosseguir com a nossa identidade. Mas eu diria também que o pecado é parte da nossa identidade: somos pecadores, mas pecadores com a fé em Jesus Cristo. E não é somente uma fé de conhecimento, não. É uma fé que é um dom de Deus e que entrou em nós por Ele. É Deus que nos confirma em Cristo. E nos conferiu a unção, nos imprimiu o selo, nos deu a entrada, o penhor do Espírito em nossos corações. É Deus quem nos dá este dom da identidade”.

Para o Sumo Pontífice, é necessário “ser fiel a esta identidade cristã e deixar que o Espírito Santo, que é justamente a garantia, o penhor nosso coração, nos leve adiante na vida”. Segundo ele, não somos pessoas que “vão atrás de uma filosofia”, “somos ungidos” e temos a “garantia do Espírito”.

A identidade cristã é concreta, não uma religião “soft”, ou seja, simples e maleável que se adapta a tudo: “É uma bela identidade que se mostra no testemunho. Por isso, Jesus nos fala do testemunho como de uma linguagem da nossa identidade cristã. E é assim mesmo que a identidade cristã é tentada; as tentações sempre existem e ela pode enfraquecer-se e perder-se”. O Papa, então, advertiu para dois caminhos que se pode seguir:

– “Primeiro, o de passar do testemunho às ideias, diluir o testemunho. ‘Eh sim, sou cristão. O Cristianismo é isso, uma bela ideia. Eu rezo a Deus’. E assim, do Cristo concreto, porque a identidade cristã é concreta – como o lemos nas Bem-aventuranças – passamos a esta religião um pouco ‘soft’, no ar e no caminho dos gnósticos. Por trás, há o escândalo. Esta identidade cristã é escandalosa. E a tentação é negar o escândalo”.

 “A cruz é um escândalo e, portanto, há quem busca Deus com essas espiritualidades cristãs um pouco etéreas, os gnósticos modernos. Existem os que sempre necessitam de novidade na identidade cristã e esqueceram que foram escolhidos, ungidos, que têm a garantia do Espírito e buscam. A última palavra de Deus se chama ‘Jesus’ e nada mais”.

Para o Santo Padre a mundanidade tira o sabor do nosso testemunho. Ela é o outro caminho que faz regredir na identidade cristã:

– “Alargar de tal modo a consciência de que ali cabe tudo. ‘Sim, nós somos cristãs, isso sim…’. Não somente moralmente, mas também humanamente. A mundanidade é humana. E, assim, o sal perde o sabor. E vemos comunidades cristãs, inclusive cristãs, que se dizem cristãs, mas não podem nem sabem dar testemunho de Jesus Cristo. E assim a identidade regride, caminha para trás e se perde, e é esse nominalismo mundano que nós vemos todos os dias. Na história da salvação, Deus com a sua paciência de Pai, nos levou da ambiguidade à certeza, à concretude da encarnação e à morte redentora do seu Filho. Esta é a nossa identidade”.

São Paulo, disse ainda o Papa Francisco, vangloria-se de Jesus “feito homem e morto por obediência”, “esta é a identidade e ali está o testemunho”. E concluiu: “Esta é uma graça que devemos pedir ao Senhor: que sempre nos dê este presente, este dom de uma identidade que não busca adaptar-se às coisas até perder o sabor do sal”.