Notícias

12/07/2023

Assembleia Provincial dos Padres e Irmãos Paulinos Província Brasil-Portugal-Angola

Por SAV - Padres e Irmãos Paulinos

            Entre os dias 08 e 11 de julho de 2023, os Padres e Irmãos Paulinos da Província Brasil-Portugal-Angola estiveram reunidos em Assembleia, a fim de se prepararem para o I Capítulo Provincial. Foram dias intensos de estudo, trabalho, partilha e discussão, que culminaram na elaboração do Documento Final da Assembleia, o qual contempla as linhas diretivas para o governo e para a ação apostólica nos próximos quatro anos.

            No dia 08, a celebração eucarística votiva ao Espírito Santo marcou o início das atividades. A missa foi presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, que exortou a comunidade paroquial e os paulinos presentes na Igreja de Santo Inácio de Loyola e São Paulo Apóstolo a crescerem na comunhão fraterna, percorrendo um caminho sinodal que permita uma autêntica expressão do Evangelho às pessoas de hoje. Terminada a celebração, os paulinos se dirigiram à Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), onde se desenvolveram todas as atividades da Assembleia. A primeira reflexão da Assembleia ficou a cargo de Dom Valdir, com a reflexão sobre a “Identidade e Missão Paulina na Igreja”. Já no período da tarde, os participantes se reuniram para os trabalhos em grupo, a fim de discutirem questões concernentes à temática trabalhada naquela manhã. Os grupos se dividiram da seguinte forma: presencialmente, na FAPCOM, cinco grupos; de maneira remota, um grupo composto pelos paulinos de Portugal e Angola. No total, portanto, foram seis equipes de trabalho. As sínteses das reflexões, discussões e partilhas foram comunicadas, no final da tarde, em uma plenária pelos secretários dos grupos. O primeiro dia da Assembleia foi concluído com a oração solene das I Vésperas do XIV Domingo do Tempo Comum, presidida pelo Padre Antônio Lúcio da Silva Lima.

            No dia 09, os trabalhos começaram com a santa missa do XIV Domingo do Tempo Comum, presidida pelo provincial nomeado, Padre Claudiano Avelino dos Santos, que falou reiteradamente sobre a necessidade de o cristão ter um coração aberto ao chamado do Senhor. Ao final da celebração, o superior geral, Padre Domenico Soliman, dirigiu-se à comunidade com palavras de fraternidade e alegria, destacando a importância de se viver a comunhão eclesial em um mundo marcado pelo individualismo e pelo isolamento. Terminada a missa, Padre Domenico conduziu a reflexão do dia, cujo tema foi: “Formação Paulina para a Missão”. Em sua fala, ele destacou que o paulino deve ser um homem de cultura e motivado por um espírito de “estudiosidade”, que o leve a buscar sempre coisas novas e a atualizar-se, a fim de corresponder, com dignidade e competência, ao chamado de Deus e à missão de anunciar Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, na cultura da comunicação, hoje marcada por tantos desafios. Após o almoço, foi apresentado o “Relatório sobre a Pastoral Vocacional e a Formação” feito pelos padres Mário Roberto de Mesquita Martins, vocacionista, e Carlos Alberto da Silva, formador dos aspirantes. Na sequência, os participantes da Assembleia se reuniram para os trabalhos em grupo, que terminaram com a exposição das sínteses na plenária do final da tarde. O segundo dia da Assembleia foi concluído com a oração solene das II Vésperas do XIV Domingo do Tempo Comum, presidida pelo Padre Tiago Melo, superior delegado para Portugal.

            No dia 10, Padre Silvio Ribas, diretor geral, presidiu a celebração eucarística, retomando as atividades da Assembleia Provincial. Com a imagem da mulher hemorroíssa oferecida pelo Evangelho (Mt 9,18-26), Padre Silvio fez um convite à transformação operada pela ação misericordiosa de Deus, que é capaz de estancar os fluxos que esgotam as energias humanas e colocam a pessoa à margem da realização do projeto do Reino. A manhã de trabalho foi dedicada à reflexão sobre os “Desafios da Organização Apostólica”. O objetivo desse estudo – conduzido pelo grupo AUDISA, Auditoria e Consultoria – foi, a partir do panorama geral da situação administrativa e organizacional da Congregação, pensar caminhos novos e criativos para a missão paulina. Na sequência, foram apresentadas as condições do apostolado realizado na Província. Os padres Tiago Melo e Favio Marín Marín trataram da situação de Portugal e Angola; o Padre Silvio Ribas abordou a situação do Brasil. No período da tarde, as reflexões sobre o estado atual do apostolado paulino desenvolvido no Brasil, em Portugal e em Angola continuaram. Os participantes se reuniram mais uma vez em grupos e elaboraram alguns apontamentos, que foram partilhados na plenária do final da tarde. O terceiro dia da Assembleia foi concluído com a recitação solene das Vésperas (Liturgia das Horas) e a bênção com o Santíssimo Sacramento, presidida pelo Padre Carlos Alberto da Silva.

            A santa missa da Memória de São Bento, abade, abriu o último dia da Assembleia Provincial dos Padres e Irmãos Paulinos. A celebração foi presidida pelo Padre Antônio Iraildo Alves de Brito, diretor da FAPCOM, que tratou da importância da “fala” na afirmação da dignidade inalienável da pessoa humana, mostrando que a cura do homem mudo realizada por Jesus, segundo a narrativa de Mateus 9,32-33, é, antes de mais nada, um imperativo a darmos voz e vez àqueles que estão à margem do projeto do Reino. E isso se dá, pela missão paulina, através do compromisso irrenunciável de formar homens e mulheres segundo os princípios evangélicos da justiça, da fraternidade e da paz. Na sequência, foi aberta a plenária para discussão do Documento Final da Assembleia. A manhã de trabalhos serviu para acertar as últimas questões que faltavam ser abordadas. Assim, os secretários também apresentaram a síntese final dos grupos de trabalho e foi feita uma última plenária para a aprovação do Documento Final da Assembleia, aclamado pelos paulinos com alegria e entusiasmo.

            Rendemos graças a Deus pela realização da Assembleia Provincial dos Padres e Irmãos Paulinos (Província Brasil-Portugal-Angola), pedindo a Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, pela intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos, e de nosso pai São Paulo, que derrame bênçãos e graças sobre todos nós, para que o I Capítulo Provincial seja um momento de voltarmos às fontes da espiritualidade e do carisma paulino, para buscarmos, naquilo que aprendemos do Beato Tiago Alberione, formas criativas e inéditas de levar a mensagem do Evangelho a todos os homens e mulheres de hoje.

, , , , , ,