Notícias

24/06/2015

Caxias do Sul (RS) recebe animador vocacional dos Paulinos

Por Centro Vocacional

A visita vocacional é um trabalho realizado para animar os vocacionados e apresentar-lhes o carisma da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos.

caxias-mat

De 17 a 22 de junho, o animador vocacional dos Padres e Irmãos Paulinos, Pe. Roni Hernandes, ssp, realizou visita vocacional e encontro vocacional na região Sul. O trabalho vocacional começou no dia 18 de junho, quinta-feira, com uma visita vocacional ao jovem Charles dos Santos. A conversa com o vocacionado foi bem proveitosa. Vocacionalmente falando, o jovem está muito feliz em discernir a vocação junto à congregação dos Paulinos. A família o incentiva bastante na vivência da fé, mas, quanto à questão da vocação, deixa que ele seja livre para seguir seu caminho. Para mostrar o espírito de família que há entre a Família Paulina, Pe. Roni Hernandes, ssp, convidou os vocacionados Alexandre Schiavini e Charles dos Santos para um momento de convivência fraterna e oração na casa das Irmãs Pastorinhas, em Caxias do Sul.

No dia 19 de junho, sexta-feira, no período da manhã, Pe. Roni Hernandes, ssp, participou de uma missa vocacional na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, presidida pelo Pe. Frei Valdivino Salvador, fm. Em sua homilia, Pe. Valdivino fez questão de ressaltar a importância de rezarmos pelas vocações e de darmos oportunidades para que os jovens coloquem seus talentos a disposição do crescimento do Reino de Deus. No final da missa, o religioso paulino, Pe. Roni Hernandes, se apresentou e deixou sua mensagem vocacional para os jovens. No período da tarde, iniciou-se a visita vocacional na casa do vocacionado Alexandre Schiavini, da cidade de Flores da Cunha (RS). A visita aconteceu num clima muito agradável. Além de ser uma pessoa que gosta de rezar, estudar e trabalhar, o jovem está muito feliz com o acompanhamento vocacional. Fala com alegria da missão que os Paulinos realizam na Igreja com os meios de comunicação social. Sua família insiste para que, em sua formação, estejam presentes os valores do Evangelho. Em relação à decisão de ingressar no seminário, a família deixa que seja feita a vontade de Deus.

No sábado, dia 20, pela manhã, a animação vocacional começou com uma missa vocacional presidida pelo Pe. Roni Hernandes, na Livraria da Paulus, em Caxias. A missa contou com a participação de seis colaboradores da Paulus e dois jovens que estão discernindo o carisma e a missão dos Paulinos: Alexandre e Charles. Após a missa, iniciou-se um bate-papo com os jovens envolvendo vários aspectos da espiritualidade do religioso Paulino, dentre elas, a dimensão da oração, do estudo, do apostolado, da vida comunitária; Jesus Mestre, Maria, Rainha dos Apóstolos, e São Paulo Apóstolo, como aquele que inspirou a vida e missão de Padre Alberione. Além disso, os vocacionados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da missão que os Padres e Irmãos Paulinos realizam com as livrarias Paulus. No período da tarde, Pe. Roni Hernandes aproveitou o tempo para conhecer e conversar um pouco com a família do jovem Alexandre Schiavinin.

No dia 21 de junho, domingo, pela manhã, Pe. Roni Hernandes presidiu uma missa na casa das Irmãs Clarissas Franciscanas, às 10h00min. A missa teve um caráter voltado para a questão vocacional, no qual todos foram lembrados de que a vocação nasce no seio da família. Por isso, Pe. Roni Hernandes lembrou a todos os pais a importância de cuidar bem da formação e educação dos filhos, que não começa na escola ou na catequese, mas dentro de casa. No final da missa, foi apresentado ao povo de Flores da Cunha (RS) a Família Paulina fundada pelo Bem-aventurado Tiago Alberione, incluindo os Institutos e Colaboradores Paulinos. Em seguida, Pe. Roni Hernandes celebrou o batizado de Matheus Gelain, no qual recordou aos pais e padrinhos a importância de fundamentar a educação e formação da criança nos valores do Evangelho. Além disso, lembrou aos padrinhos que a responsabilidade para com a criança não termina com a realização do Sacramento do Batismo, pelo contrário, a responsabilidade de educar no caminho da fé é para a vida toda.

Agradecemos a Deus por este trabalho vocacional realizado com os jovens gaúchos, e peçamos a Maria, Rainha dos Apóstolos, Mãe de todos os vocacionados, que possa acompanhá-los, animá-los e encorajá-los na vida e missão.