Notícias

30/10/2023

Encontro Vocacional 2023

Por SAV - Padres e Irmãos Paulinos

“Conquistar o mundo com a verdade e o amor; dar Jesus Cristo aos homens; dar os homens a Jesus Cristo. Aliás, nenhuma outra riqueza pode se dada a este mundo pobre e orgulhoso a não ser Jesus Cristo. O mundo precisa de Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida” – Padre Tiago Alberione

Entres os dias 27 e 29 de outubro, aconteceu, na Casa de Retiros Nossa Senhora do Cenáculo, o Encontro Vocacional da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos. Participaram os seguintes jovens: Marcos Vinicius (Sergipe); Vinicius Gabriel (Minas Gerais); Luan Antônio (São Paulo); Ronaldo Pereira (Rio Grande do Sul); Diego Almeida (Paraíba); Miguel Prevelato (São Paulo); Ueslei Cruz (São Paulo); Tiago Soares (Manaus); Alecsander Gonçalves (São Paulo). Na manhã de sexta feira, alguns dos jovens tiveram a oportunidade de conhecer a FAPCOM e, na Cúria Provincial, foram acolhidos pelo Padre Claudiano dos Santos, ssp.  

“Comunicar em primeiro lugar a mensagem que leva o homem a identificar-se com Cristo. Ser como o sal, como a luz colocada sobre o monte. Ocupar-se de tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável” – Padre Tiago Alberione

Na sexta-feira, dia 27, as atividades do Encontro Vocacional iniciaram com um almoço na Comunidade Paulo Apóstolo, onde residem os aspirantes e postulantes paulinos. Após esse momento de partilha e convivência fraterna, os jovens vocacionados se dirigiram à Paulus Editora e lá se encontraram com o Padre Silvio Ribas, ssp, Diretor Geral do Apostolado, que falou um pouco sobre a dimensão apostólica do carisma paulino. Mais à tarde, uma visita guiada ao parque gráfico da Paulus, na Nova Cidade Paulina, pelo clérigo Ednoel Amorim permitiu aos rapazes uma visão mais abrangente do apostolado dos paulinos no Brasil. Ali, também, visitaram a central de atendimento – onde o senhor Rafaeli, gerente da área, explicou como é desenvolvida nossa missão com o atendimento aos clientes – e o CEPAD, que foi apresentado pelo Padre Jorge, ssp.

À noite, chegando à casa de retiros, após um dia cheio de atividades, foi oferecido um jantar e, na sequência, celebrada a santa missa “pelas vocações religiosas”, presidida pelo Padre Mário Roberto, ssp, animador vocacional da província Brasil-Portugal-Angola.

 

 

 “Segredo de grandeza e de riqueza é deixar-se modelar por Deus, vivendo em Cristo. Viver e agir na Igreja e pela Igreja. Inserir-se como oliveiras silvestres na oliveira vital: Cristo-Eucaristia. Pensar e nutrir-se de cada frase do Evangelho” – Padre Tiago Alberione

O segundo dia do Encontro Vocacional começou com a recitação do santo terço. Após o café da manhã, os jovens vocacionados se reuniram com o Padre Francisco Galvão, ssp, formador dos aspirantes e postulantes, para conhecerem um pouco mais a espiritualidade paulina. Em seguida, o Padre Mário Roberto apresentou-lhes uma outra dimensão importante e constitutiva do nosso carisma: a pobreza.

 

 

“O santo não é um homem esgotado, não é uma meia consciência, alguém incapaz de assumir seu papel na vida. Para São Paulo, a santidade é a plena maturidade do homem; é o homem plenamente realizado” – Padre Tiago Alberione

Após o almoço, os jovens foram celebrar, com toda a Família Paulina, a solenidade de Jesus Mestre na Paróquia Santo Inácio de Loyola e São Paulo Apóstolo. Foi um momento muito bonito e favorável para que os vocacionados conhecessem a amplitude do carisma deixado pelo Padre Tiago Alberione.

À noite, de volta à casa de retiros, foi feita a visita eucarística, conduzida pelo postulante Paulo Machado. O segundo dia foi concluído com um momento de partilha e convivência.

 

 “Se São Paulo vivesse hoje, continuaria a inflamar-se com aquela dupla chama de um mesmo incêndio: o zelo por Deus e pelo seu Cristo, e pelas pessoas do mundo inteiro. E, para ser mais ouvido, subiria aos púlpitos mais altos e multiplicaria sua palavra com os meios do progresso atual: imprensa, cinema, rádio, televisão” – Padre Tiago Alberione

O domingo começou com a recitação das Laudes. Após a oração, os jovens tomaram café e, em seguida, se encontraram com o Padre José Erivaldo, ssp, Coordenador da Formação na província. Foi um momento de reflexão e partilha sobre a dimensão do estudo na vida e na missão paulina.

O Encontro Vocacional terminou com a celebração da santa missa do 30º Domingo do Tempo Comum, presidida pelo Padre Erivaldo e concelebrada pelo Padre Mário Roberto.

Rendemos graças a Jesus Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida, pela vocação de todos os jovens que participaram desse momento de discernimento vocacional à luz do carisma inspirado por Deus no coração do Padre Alberione.

Rogamos, também, à Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, que sustente e fortaleça o “sim” desses rapazes, para que perseverem na vida e na vocação paulina.

 

 

 “Colocar-se todo em Cristo para um amor total a Deus: inteligência, vontade, coração e forças físicas. Agir como um carro que possui quatro rodas: santidade, estudo, apostolado e pobreza. Nada deixar para si, mas entregar todo o viver para Cristo” – Padre Tiago Alberione

, ,