Notícias

23/06/2023

Papo Vocacional – São Paulo: vida e obra

Por Tiago Barbosa, Vocacionado Paulino

No dia 19 de junho, segunda-feira, foi realizado o terceiro encontro vocacional, de forma remota, destinado aos jovens que recebem acompanhamento do serviço de animação vocacional paulino. Na ocasião, o clérigo Manoel Gomes, ssp, ministrou a palestra intitulada “São Paulo: vida e obra”.

Para iniciar, foi tratado brevemente sobre a presença do Apóstolo Paulo na Família Paulina. Em seguida, sob a perspectiva da Teologia Bíblica, o clérigo apresentou elementos sobre a vida de Paulo. Assim, passou-se pela identidade judaica do apostolo, ressaltando que este viveu e morreu sendo judeu, observando todas as práticas e tradições que essa fé o determinava.

Posteriormente, houve a apresentação das principais fontes para conhecer São Paulo, passando por suas cartas, além do Ato dos Apóstolos e outros registros arqueológicos. Em seguida, foi mostrado o contexto de Paulo como um judeu na diáspora, ou seja, fora de Israel. Essa condição, segundo o palestrante, fez com que Paulo tivesse contato com a formação clássica, dando ênfase à Retórica, justificando a presença substancial desse ofício em suas cartas, além da interação dos seus escritos com o judaísmo e o estoicismo, corrente filosófica forte na época. Ademais, Manoel Gomes salientou a posição de fariseu que Paulo possuía na comunidade judaica. Esse perfil rígido, segundo ele, o guiou, além de algumas figuras judaicas que reforçavam essa rigidez, para uma aversão ao movimento dos seguidores de Jesus.

Por fim, devido seu encontro com o Ressuscitado, Paulo compreendeu o chamado que havia com o Deus de Israel, em sua revelação plena, Jesus Cristo. Nesse encontro houve a sinalização para Paulo do início da consumação dos tempos, havendo, assim, a necessidade do anúncio do Messias. Em suma, o clérigo atestou que o chamado de Paulo trazia consigo uma comissão: “revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios” (Gl 1,16).

Ao final do encontro, houve uma pequena partilha sobre o assunto em que os vocacionados puderam perguntar acerca de dúvidas e curiosidades sobre a vida e a obra do Apóstolo dos gentios, além das especificidades da presença de Paulo na Família Paulina. Manoel se pôs à disposição de todos para enviar materiais que aprofundasse nos vocacionados a compreensão de São Paulo.

Que a exemplo de São Paulo Apóstolo, possamos conhecer e glorificar a Deus, revelado no divino Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

, , ,